Balanço positivo na Turismo GNV

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Copa Turismo GNV se tornou em 2005, uma das principais categorias automobilismo paranaense, com ?grid? médio de 48 carros, disputada em oito etapas, com duas baterias cada e cinco descartes no fim do campeonato.

O evento é organizado por Rogério Silveira e Luciana Milczevsky e tem o patrocínio da Compagas e Petrobras, que fornecem o gás natural utilizado nos veículos de competição, e o apoio da Orange.

O campeonato conta com a participação de pilotos de todo o Paraná e Santa Catarina, além algumas exibições esporádicas de pilotos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiânia e Mato Grosso do Sul. Na primeira etapa, o paranaense Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), venceu a primeira bateria, e seus conterrâneos Jair Bana e Roberto Baú (MKI/Pirelli), venceram a segunda. Mas na soma dos pontos ganhos, das baterias realizadas, a vitória da etapa foi do piloto catarinense Max Mohr, com 35 pontos. Durante a segunda etapa, o catarinense Christian Mohr venceu a primeira bateria e o paranaense José Cordova, venceu a segunda. Somados os pontos das baterias disputadas, a vitória na etapa foi de José Cordova, com 39 pontos.

Já na terceira etapa, a vitória na primeira bateria foi da dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig, com Fabrício Lançoni vencendo a segunda bateria. Na geral, a vitória foi de Fabrício, com 37 pontos. Na quarta etapa, a dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig venceu a primeira bateria e Márcio Sarot venceu a segunda. Na geral deu Márcio Sarot, com 35 pontos e o catarinense Cristian Mohr em segundo, com 30 pontos. A quinta etapa, teve nova vitória de Fabrício Lançoni, que venceu as duas baterias disputadas e somou 60 pontos, entrando definitivamente na ?briga? pelo título da temporada 2005. Giovani Cilia foi o segundo com 39 e o catarinense Leomar Fendrich Jr o terceiro com 38 pontos.

Na disputa da sexta etapa, a vitória foi de Sanito Cruz Jr, com 50 pontos, seguido de Bley Jr/José Cordova, com 45 e Emerson da Cruz, com 40 pontos. Já na sétima etapa, a vitória na primeira bateria foi de Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), e Giovani Cilia venceu a segunda bateria e o carro de Sanito quebrou. Na geral, a vitória foi da dupla Giovani Cilia/Aloysio Ludwig, com 62 pontos, seguida do catarinense Leomar Fendrich Jr, 61, Jorge Wagenfuhs Jr, 54, Beto Cazuni/Luiz Ferreira, 53, Fabrício Lançoni, 47, e em sexto lugar, Emerson da Cruz, com 43 pontos.

E durante a oitava etapa, a última e mais badalada da temporada, pois quatro pilotos chegaram ao fim do campeonato com chances reais de se tornarem campeões, a prova teve novo recorde de participações, com 48 carros inscritos. Os paranaenses Sanito Cruz Jr, Fabrício Lançoni e Emerson da Cruz, mais o catarinense Leomar Fendrich Jr ?brigaram? volta a volta pela liderança da corrida nas duas baterias disputadas. Somados os pontos das baterias, a vitória foi da dupla Marcelo Sarot/Aragão Branco, com 73 pontos, seguida de Sanito Cruz Jr, 53, Fabrício Lançoni, 52, Emerson da Cruz, 51, Luiz Ferreira/Amauri Lisboa Jr, 46, e em sexto lugar, Toninho Espolador, com 46 pontos ganhos.

O resultado garantiu o título da Copa Turismo GNV 2005 e do GNV Paranaense 2005, ao piloto Sanito Cruz Jr, da equipe Finardi Competições, após descartar os cinco piores resultados das baterias, de todo o campeonato. Sanito teve apenas dois pontos de vantagem na classificação final para Fabrício na Copa Turismo GNV e 35 na GNV Paranaense.

Mancia se destaca na GNV Light

A Copa Turismo GNV Light foi criada para ser disputada por pilotos que nunca disputaram um campeonato inteiro e contou em média com 20 carros por etapa. A copa foi disputada nos mesmos moldes da categoria principal, com oito etapas de duas baterias e cinco descartes no fim.

Na primeira etapa, a vitória foi da dupla Celso Mancia/Heinz Scheuren, com 37 pontos, seguida de Israel Moraes, 32, Charles Macedo/Ney Kumakola, 28, Willian Siqueira/Mauro Brizola, 20, e em quinto lugar, Giovani Ciesielski/Josemar Nizer, com 12 pontos. Para a segunda etapa, com mais carros no ?grid?, a vitória foi da dupla Geovane Ciesielski/Robson Rollin, com 35 pontos, seguida de Celso Mancia/Heiz Scheuren, 34, Guilherme Dieter/João Lemgruber, 26, Sérgio Bueno/Alessandro Marchini, 25, Charles Macedo/Andrés Cantroni, 22, e em sexto lugar, Hélio Manfrenato Filho, com 20 pontos ganhos.

Durante a terceira etapa, a disputa começou a ficar mais acirrada, onde a vitória foi do piloto Paulo Henrique Krutzch, com 37 pontos, seguido de Amauri Lisboa Jr, 27, Geovane Ciesielski/Robson Rollin, 26, Jéferson Averbuck, 25, Ademir Adur/César Fadel, 22, e em sexto lugar, Charles Macedo, com 20 pontos. A quarta etapa foi vencida por Diego Augusto Pardo, com 33 pontos, seguido de Israel Moraes, 28, Guilherme Dieter, 22, Cláudio Rossi/Anderson Silva, 21, Ney Komukola, 20, e em sexto lugar, Alexandre de Souza, com 19 pontos.

Já na quinta etapa, Samir Guimarães Silva venceu as duas baterias, ficando com 60 pontos, seguido de Ademir Adur/César Fadel, 47, Celso Mancia, 39, Marcelo Campagnolo/Roberto Vanzi, 38, Luciano Parisela, 36, e em sexto lugar, Alexandre de Souza, com 34pontos. Na sexta etapa, mais uma vitória de piloto diferente, com Andrey Tomaz somando 55 pontos, seguido de Ricardo Gadotti/Alessandro Marchini, 39, Celso Mancia, 37, Sérgio Bueno, 33, Samir Guimarães Silva, 33, e em sexto lugar, alexandre de Souza, com 29 pontos ganhos.

Charles Macedo venceu a sétima etapa, somando 73 pontos, seguido de Amauri Lisboa Jr, 73, Andrey Tomaz, 56, Samir Guimarães Silva, 48, Anderson da Silva/Cláudio Rossi, 46, e em sexto lugar, Guilherme Dieter/João Lemgruber, com 43 pontos. Formando dupla com Robson Kolling, Geovane Ciesielski foi o primeiro a vencer duas vezes na Light, durante a oitava etapa, somando 65 pontos, seguidos de Marcelo Campagnolo, 61, Andrey Tomazi, 56, Fábio Ebrahim/Mauro Brizola, 52, Anderson da Silva/Vinícius Batsc, 45, e em sexto lugar, Celso Mancia, com 45 pontos.

Somados os pontos das oito etapas realizadas, mais os cinco descartes obrigatórios por força do regulamento do campeonato, Celso Mancia foi o campeão da Copa Turismo GNV Light.

Voltar ao topo