DM esvaziando

Na reta final do Brasileirão, Paulo Autuori terá elenco completo

Nikão não joga há quase três meses, mas pode ser relacionado para o Atletiba. Foto: Hugo Harada

Um dos grandes problemas do Atlético ao longo do Campeonato Brasileiro pode acabar justamente na reta final e decisiva da competição. Depois de sofrer com a falta de jogadores desde a metade do Brasileirão, o técnico Paulo Autuori pode ter nas últimas partidas praticamente todo o elenco à disposição.

Diante do Grêmio, quinta-feira, às 21h, na Arena Grêmio, o Furacão ainda terá vários desfalques, como os atacantes André Lima, com um edema no joelho esquerdo, e Luan, com uma lesão muscular na coxa. Porém, aos poucos, muitos jogadores estão deixando o departamento médico e ficando à disposição do treinador.

O nome que mais chama a atenção é o do meia Nikão. O camisa 11 atleticano não joga desde o dia 21 de julho, no empate em 0x0 com a Chapecoense, pela Copa do Brasil, quando sofreu uma grave lesão muscular na coxa direita. Nos últimos dias, ele já vinha voltando a treinar com o elenco e pode até ser relacionado para enfrentar o tricolor gaúcho, embora tenha sido poupado do treino de ontem, junto com o lateral-esquerdo Nícolas. A tendência é que ele jogue apenas diante do Coritiba, domingo, na Vila Capanema.

Além dele, o lateral-esquerdo Sidcley, recuperado de uma lesão muscular, o volante Deivid, que havia fraturado uma costela, e o meia Luciano Cabral, que estava com uma entorse no tornozelo direito, também foram liberados pelo departamento médico e, em breve, podem figurar entre os relacionados para uma partida.

Desta forma, os únicos que dificilmente devem jogar novamente nesta temporada são o zagueiro Cleberson, que fez uma cirurgia no joelho, e o goleiro Lucas Macanhan, que fez uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito).

Ou seja, todos os problemas que Paulo Autuori acumulou ao longo do Campeonato Brasileiro, agora vão se transformar em solução. Com tantos desfalques, o treinador teve que recorrer à garotada, puxando alguns nomes que viraram titulares, como Nícolas e Matheus Rossetto. No momento, 28 jogadores estão liberados para treinamento. Os que estão voltando de lesão devem ficar em Curitiba se preparando para o clássico de domingo, quando o comandante atleticano deve ter ainda mais alternativas.

Se antes o time titular era definido de acordo com quem estava à disposição ou menos desgastado fisicamente, agora será muito mais pelo rendimento nos treinamentos. Faltando apenas nove jogos para terminar a temporada, Autuori pode reforçar o rodízio que tanto prega. Agora, com um leque de opões.