BASTIDORES

Atlético muda estatuto e limita mandato de presidente

Foto: Marcelo Andrade.

No último sábado (24), 130 integrantes do Conselho Deliberativo do Atlético estiveram na Arena da Baixada para uma Reunião Extraordinária. Foram colocadas em discussão três pautas: alteração do Estatuto Social do Clube, eleição e posse dos novos membros do Conselho Deliberativo e assuntos gerais sobre o Clube.

Por unanimidade, os conselheiros aprovaram as mudanças para a alteração do Estatuto Social do Clube. O objetivo da mudança é para que haja adequação à Lei Federal 13.155/2015, que exige que os clubes limitem o período de mandato de seu presidente, dirigentes e demais cargos até o período de quatro anos, permitindo apenas uma recondução. Portanto, artigo 93 do Estatuto Social, que diz respeito aos membros do Conselho Fiscal, foi alterado:

Art. 93 – Os membros do Conselho Fiscal serão eleitos pelo Conselho Deliberativo nos termos do artigo 54, I, alínea ‘a‘ e terão mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma única recondução.

Também foi incluído, no artigo 79, o parágrafo 6º, que define o afastamento por deliberação em caso de atos caracterizados como irregulares e que gerem risco excessivo e irresponsável sobre o patrimônio do clube:

Parágrafo 6º. Os Diretores, dirigentes ou administradores que praticarem atos de gestão temerária, conforme o rol do Art. 25 da Lei 13.155 de 2015, independentemente de condenação judicial ou imposição de penalidade administrativa, poderão ser afastados imediatamente por deliberação da maioria absoluta dos membros do Conselho Deliberativo e serão declarados inelegíveis pelo período subsequente de 5 (cinco) anos.

Na sequência, foram eleitos e tomaram posse os novos membros do Conselho Deliberativo, que preencheram vagas existentes: Lucas Garcia Guimarães Adam, Leonardo Garcia Dias e Wilmar Bonetto.

Ainda foram abordados assuntos gerais sobre o clube, não divulgados à imprensa.