Padrão internacional

Árbitro “tipo exportação” agora é do futebol paranaense

Ricci começa a apitar já na Copa Caio Júnior. Foto: Arquivo

O futebol paranaense ganhou um reforço de peso e não é para fortalecer o elenco de nenhum clube do Estado. Trata-se do árbitro FIFA, Sandro Meira Ricci, de 43 anos, que se integra à Federação Paranaense de Futebol (FPF) a partir de março. Os primeiros trabalhos do profissional devem ocorrer já na Taça Caio Júnior, cujas disputas começam neste final de semana.

No entanto, em junho, Ricci vai alçar voos mais altos. Ele é o único árbitro brasileiro que vai à Copa do Mundo Rússia-2018 e entra para a história como o primeiro representante filiado à FPF a apitar o Mundial de seleções. No currículo internacional, ele soma as Olímpiadas do Rio-2016, além das finais do Mundial de Clubes (2013) e Libertadores (2014)

No ano passado, ele foi o árbitro de vídeo da semifinal entre River Plate e Lanús, da Argentina, duelo que terminou com polêmica e interferência de Ricci na arbitragem.

Mineiro de Poços de Caldas, ele estava filiado à Federação Catarinense de Futebol. Antes, já apitou pelo Distrito Federal e por Pernambuco. Ricci faz parte do quadro da FIFA desde 2011 e esteve na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.