Chegando ao final

Atlético tem até domingo para entregar Arena concluída à Fifa

Com o prazo final para entregar definitivamente as chaves da Arena da Baixada para a Fifa até domingo, a CAP S/A deve finalizar hoje os serviços que estavam inacabados e passar à entidade máxima do futebol a posse provisória do estádio. Desde o dia 22 de maio, data em que o Atlético deveria ter entregue o Joaquim Américo completamente concluído, até ontem, foram finalizados os setores de elétrica, hidráulica, tecnologia da informação e limpeza do novo caldeirão.

O secretário-municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, que visitou a Arena e o entorno do estádio acompanhado do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, frisou que a previsão feita pela CAP S/A é de que hoje, no final da tarde, tudo esteja concluído. Na parte de fora, que é de responsabilidade da Prefeitura, as obras chegaram na reta final e a conclusão total acontece nos próximos dias.

“Está tudo bem. Visitei com o Gustavo Fruet o centro de credenciamento, na Praça Afonso Botelho. A colocação das tendas está bem adiantada e com cara de Copa do Mundo. Dentro do estádio, a CAP S/A passou a informação que amanhã (hoje) eles terminam tudo e deixam o estádio. Mas se houver necessidade, caso falte uma coisa ou outra, o trabalho poderá ir até domingo”, detalhou Cordeiro. Assim, a partir de segunda-feira, quando chega em Curitiba o coordenador-geral da Fifa e prefeito da Arena da Baixada, o sul-coreano Man Gim Shil, somente operários da Fifa vão trabalhar nas dependências do local. “Está praticamente tudo concluído. Os equipamentos da Fifa já chegaram na Arena, como todo o mobiliário da área de imprensa e equipamentos das lanchonetes. Nesse período, de segunda-feira, até o dia 16, que será realizado o primeiro jogo da Copa aqui, a Fifa fará todos os ajustes”, destacou o coordenador-geral estadual para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha.

Mas apesar de a Fifa tomar posse definitiva na segunda-feira, três dias depois, na quinta-feira, em conjunto com o Comitê Organizador Local (COL), a entidade abrirá o estádio para a imprensa. “Fui convidado para realizar, no dia cinco, essa vistoria oficial da Fifa na Arena da Baixada. Será uma oportunidade para a imprensa vivenciar o que vai encontrar na Copa”, finalizou Cordeiro.

Dinheiro

Seguidas reuniões seguem acontecendo nos bastidores entre representantes do Atlético e da Fomento Paraná para definir o impasse de uma das condicionantes que consta no último contrato de financiamento, para a liberação da última parcela da linha de crédito de R$ 6,4 milhões. O clube, que precisa fazer a integralização da CAP S/A na obra da Baixada, está tentando, junto ao banco estadual, adiar o cumprimento desta condição para receber o valor residual do último financiamento.