Que furada

Atlético possui uma das piores defesas do Brasileirão

Dois gols contra em uma só partida. É difícil aceitar o fato, mesmo que você tenha presenciado tamanha aberração ao vivo. Muitos torcedores do Atlético passaram por essa situação no domingo, seja assistindo pela TV, ouvindo pelo rádio ou mesmo de corpo presente no estádio Independência, em Belo Horizonte. As falhas de Leo Pereira e Deivid não podem ser encaradas como falhas individuais, mas sim como problemas que se mostram crônicos neste Brasileirão. Pelo menos é o que mostram os números.

Em números o desempenho defensivo do time realmente preocupa. Em 13 jogos o Furacão tomou 19 gols, recebendo o desonroso carimbo de segunda pior defesa da competição. No comparativo com a temporada passada, os números são semelhantes. Em 2013 o time sofreu 20 gols em 19 jogos, mas o final da história foi excelente. Como alento, a comparação com 2012 é positiva, pois o time sofreu 14 gols em 13 jogos.

O que fazer então? Qual é o real problema? Ontem o assunto foi bem debatido no programa 98 na Rede na rádio 98FM. “O problema é coletivo. Não é porque o Atlético fez dois contra que o problema está só no acaso, nas pessoas. O time tem claramente, a partir do momento que enfrentou adversários difíceis, problemas no seu sistema defensivo. Está acima da questão individual. O que aconteceu domingo não pode deixar os erros do Doriva como questão secundária”, disse Guilherme de Paula, comentarista da equipe Paraná Online.

A necessidade de contratar jogadores para a posição é unanimidade entre os torcedores. Pelo Twitter, atleticanos foram bem claros sobre isso. “Se correr o risco de ‘se virar com o que tem’ tem grandes chances de acabar brigando contra o rebaixamento. A piazada tem potencial, mas jogar toda a responsabilidade nas costas só deles num campeonato desse nível é, no mínimo, perigoso”, escreveu Marcelo Cavalli.

Já Gabriel Nascimento garante que sem um zagueiro o time não tem condições de almejar grande coisa. “Com esse time, o Atlético briga do meio da tabela para baixo. Com um zagueiro de bom nível, dá para buscar uma vaga na Libertadores. Mas se vier dois é melhor”.

O Atlético, de fato, está no mercado a procura de um zagueiro. Acredita-se que o reforço pode vir do exterior, aproveitando a abertura da janela de transferências internacionais.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook