Atlético-MG vence e se distancia mais da zona de risco

O Atlético-MG aproveitou o embalo de duas vitórias e conquistou mais três pontos neste sábado ao vencer o Grêmio por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o resultado fez o time mineiro se consolidar na 14.ª posição, com 39 pontos, com uma vantagem de sete em relação ao Ceará, hoje o primeiro na zona de rebaixamento.

A equipe gaúcha também permaneceu na nona posição, com 46 pontos, mas pode ser ultrapassado ainda nesta rodada por Santos e Coritiba, o que dificultaria a luta pela classificação para a Copa Libertadores. No próximo dia 12, o Atlético-MG enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). O Grêmio recebe o Palmeiras no Olímpico, em Porto Alegre, no dia seguinte.

Neste sábado, os dois times entraram em campo mostrando bastante fome de bola, mas foram os donos da casa, embalados pelo estádio lotado, que impuseram o ritmo do primeiro tempo. O Atlético-MG mostrou um toque de bola preciso e um jogo bem coordenado, principalmente no meio de campo. O jovem Bernard mostrou por que garantiu a vaga de titular no time e novamente se destacou. Quem também deu trabalho foi Neto Berola, que vai desfalcar o grupo na próxima rodada. Ele já estava pendurado e levou o terceiro amarelo no início do segundo tempo, com falta em Julio César. Para piorar, logo depois fez nova falta no mesmo Julio César e foi expulso.

O Grêmio optou por recuar no primeiro tempo e, com uma forte marcação, conseguiu segurar o ataque alvinegro na maior parte do tempo. Os jogadores atleticanos ainda tentaram alguns lançamentos na área, mas sem perigo real para Victor, que parecia ter erguido uma muralha na frente do gol gremista. Por sinal, trabalhou muito mais que Renan Ribeiro, que quase não tocou na bola na etapa inicial. Só aos 32 minutos o arqueiro do Atlético-MG levou um susto, quando Escudero recebeu um passe na medida de André Lima na área e emendou de primeira, mas a bola passou apenas ao lado da trave, para fora.

No fim do primeiro tempo, porém, a persistência do Atlético-MG fez efeito. Aos 41 minutos, Fillipe Souto bateu forte de fora da área e Victor defendeu, mas não conseguiu segurar. Quase uma repetição de um lance ocorrido quatro minutos antes, mas, na segunda bomba, André estava livre para aproveitar o rebote e abrir o marcador para o time da casa.

Na etapa final, os anfitriões tentaram manter a pressão sobre o adversário. Mas o Grêmio, atrás no placar e sem muito o que perder, resistiu à pressão e aproveitou a vantagem numérica para se impor em campo. Porém, mesmo com um a menos, o Atlético conseguiu ampliar.

Richarlyson cabeceou para trás após cobrança de tiro de meta de Renan Ribeiro e a bola parou nos pés de Marquinhos Cambalhota. O atacante, que havia entrado dois minutos antes, tirou Rafael Marques e bateu de fora da área para fazer seu primeiro gol na competição.

O Grêmio ainda teve ótima chance de diminuir aos 36 minutos, quando Escudero ficou cara a cara com o goleiro dentro da área, mas Renan Ribeiro fez uma defesa sensacional e impediu que os visitantes fizessem o deles. “Foi um jogo superimportante, ainda mais porque a gente pontuou”, ressaltou André.

FICHA TÉCNICA:

Atlético-MG 2 x 0 Grêmio

Atlético-MG – Renan Ribeiro; Carlos César (Serginho), Leonardo Silva, Réver e Triguinho; Pierre, Fillipe Souto, Daniel Carvalho (Marquinhos Cambalhota) e Bernard; Neto Berola e André (Richarlyson). Técnico: Cuca.

Grêmio – Victor; Mário Fernandes (Everaldo), Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio César; Fábio Rochemback (Leandro), Adilson, Marquinhos (Gabriel), Douglas e Escudero; André Lima. Técnico: Celso Roth.

Gol: André, aos 41 minutos do primeiro tempo; Marquinhos Cambalhota, aos 30 do segundo.

Cartões amarelos: Leonardo Silva (Atlético-MG); Marquinhos e Gilberto Silva (Grêmio).

Cartão vermelho: Neto Berola (Atlético-MG).

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/DF).

Público: 17.387 pagantes.

Renda: R$ 108.285.

Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).

Voltar ao topo