Jogão!

Contra o Inter, Athletico festeja 200 jogos de Nikão

Nikão teve uma transformação na carreira desde que chegou ao Athletico. Foto: Felipe Rosa

O Athletico entra em campo neste domingo (14), às 16h, para encarar o Internacional na retomada do Campeonato Brasileiro. O jogo vale para a melhora na classificação, e para manter o astral elevado para a partida decisiva nas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (17), contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. Mas o duelo contra os gaúchos tem um ingrediente especial. Nikão vai completar 200 jogos com a camisa rubro-negra, numa trajetória que o fez sair de rejeitado a decisivo no Furacão.

O jogo entre Athletico e Internacional terá transmissão de GloboEsporte.com, TNT e EI Plus para todo o país, menos para o Paraná, e da RBS (afiliada Globo) para o Rio Grande do Sul.

Maycon Vinícius Ferreira da Cruz chegou ao Athletico em 2015, com fama de talentoso e indisciplinado. Não que fosse um “jogador-problema”, mas não era exatamente dedicado ao trabalho. Fruto de uma sofrida dependência do álcool, as dificuldades na carreira fizeram com que ele perdesse oportunidades no Atlético-MG e na Ponte Preta, por exemplo. Tivera bons momentos no América-MG e no Ceará, mas nada que justificasse naquele momento o Furacão investir para comprar os direitos econômicos do meio-campista.

+ Tensão: Internacional critica “torcida humana”

Mas foi em Curitiba, e particularmente no CT do Caju, que Nikão recebeu o apoio necessário para pensar só em futebol. “Passei por tempos muito difíceis e, no entanto, aqui estou eu. Infelizmente, aos 12 anos comecei a beber e a verdade é que sair do alcoolismo não era fácil. Esse vício me machucou muito na minha carreira, mas não me culpo por isso”, admitiu o jogador, em entrevista ao jornal Olé, da Argentina.

+ Grana: Saiba quanto Adriano, ex-Barcelona, pediu de salário pro Athletico

O trabalho dentro do Athletico mudou a vida do meio-campista. “É um clube que me sinto em casa, sempre digo que cheguei aqui num patamar e hoje me encontro em outro. Por tudo o que eles me oferecem, eu também tive que mudar algumas coisas na minha vida, fui um jogador bastante viciado em bebida, isso atrapalhou muito minha carreira, mas me libertei disso e os frutos estou colhendo dentro de campo”, resumiu.

+ No ataque: Rony pede Furacão intenso diante do Inter

Ele é um homem mais maduro. “O Nikão, de 2015 para hoje, mudou bastante. Hoje tenho uma esposa, filho. Hoje sei das minhas responsabilidades para a equipe, o torcedor e o clube”. Em 199 jogos, fez 23 gols e deu 30 assistências. Saiu do centro do campo para a extrema, voltou para o meio na partida contra o Flamengo, e onde estiver em campo é peça-chave do time de Tiago Nunes.

+ Não lembra? Então confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

E com apoio da torcida, mesmo sem se considerar ídolo. “Essa questão eu deixo para o torcedor escolher. Se ele me der esse prazer, fico muito feliz. Tenho sempre meus pés no chão e humildade para reconhecer que preciso trabalhar muito. Para ser ídolo de alguém, você precisa buscar isso. E nesses quase cinco anos que vivi aqui, acho que fui pelo caminho certo”, disse Nikão, que espera uma vitória como homenagem pelos 200 jogos. “O meu sonho é terminar a tarde com uma vitória. Se for da vontade de Deus, também poder marcar um gol”, finalizou.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 10ª Rodada

ATHLETICO x INTERNACIONAL

Athletico
Santos; Jonathan, Léo Pereira, Pedro Henrique e Márcio Azevedo; Lucho González, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo, Rony e Marco Ruben (Thonny Anderson).
Técnico: Tiago Nunes

Internacional
Marcelo Lomba; Bruno, Roberto, Emerson Santos e Natanael (Uendel); Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick (Nonato), Sarrafiore e Guilherme Parede; Rafael Sobis.
Técnico: Odair Hellmann

Local: Joaquim Américo
Horário: 16h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!