Na próxima quarta-feira (7), o Athletico entra em campo para decidir o título da J.League YBC Levain Cup/Conmebol Sudamericana Championship Final, a antiga Copa Suruga. O adversário será o Shonan Bellmare, que no ano passado foi campeão da Copa da Liga Japonesa. Um clube que é muito pouco conhecido no futebol brasileiro.

continua após a publicidade

Fundado em 1968, com o nome de Towa Real Estate SC, o clube aderiu o atual nome apenas em 1993. Porém, teve diversas variações. Nos anos 1970, passou a se chamar Fujita Kogyo SC. Depois de aderir o nome atual, precisou, em 1994, virar Bellmare Hiratsuka, por conta da exigência do regulamento da J-League, e foram assim chamados até 2000, quando voltou a ser Shonan Bellmare.

+ Leia também: Furacão faz treino de adaptação pra final no Japão

Na história, conquistou sete campeonatos: Copa do Imperador (1977, 1979 e 1994), a Recopa Asiática (1995), a segunda divisão japonesa (2014 e 2017), e a Copa da Liga Japonesa (2018).

continua após a publicidade

Os anos 1990, aliás, foram os melhores do time, não só pelos títulos conquistados, mas por ter formado um elenco forte, que tinha como principais nomes o atacante Wagner Lopes, brasileiro naturalizado japonês e que atualmente é técnico do Atlético-GO, com passagens pelo Paraná Clube, em 2017 e 2018, e o meia Hidetoshi Nakata, um dos grandes ídolos do país, com três Copas do Mundo na bagagem, e que depois fez carreira no futebol italiano, atuando por Perugia, Roma, Parma, Bologna e Fiorentina. Porém, depois dessa ‘fase de ouro’, veio a maior crise em campo.

O clube permaneceu muitos anos na segunda divisão nacional. O primeiro rebaixamento veio em 1999. Depois, ainda foi relegado outra vezes, demorando a se firmar na elite. Em 2012, contratou o técnico sul-coreano Cho Kwi-jae, ex-jogador de futebol e que mudou o panorama do Shonan.

+ Mais na Tribuna: Furacão encara decisão no Japão como chance de virar marca internacional

No comando da equipe há sete temporadas, ele resistiu a dois rebaixamentos, mas foi campeão da segunda divisão em 2014 e 2017, sendo decisivo também na conquista da Copa da Liga. Em 2018, terminou na 13ª posição na J-League, que conta com 18 clubes.

Time atual

Atualmente, o Shanon faz uma campanha regular no futebol japonês. Após 21 rodadas, ocupa o 11º lugar, com 26 pontos, sete à frente da zona de rebaixamento. São oito vitórias, dois empates e 11 derrotas. No último sábado (3), bateu o Kashima Antlers, quarto colocado, por 3×2, com direito a gol aos 51 do segundo tempo, e mostra uma recuperação. Foi o terceiro triunfo nos últimos quatro jogos.

O time é escalado no 3-4-3, com os laterais abertos pelas pontas, com dois meias centralizados, ajudando na marcação, e três homens à frente, sendo um deles o centroavante. O principal destaque da equipe é o lateral-esquerdo Daiki Sugioka, de 21 anos, que, inclusive, defendeu o Japão na Copa América do Brasil, sendo titular nos três jogos que a seleção nipônica realizou.

Crislan e Leandro Freire, os brasileiros do elenco do Shonan. Foto: Divulgação/Shonan Bellmare

Além deles, outros nomes chamam a atenção, como o meia Kosuke Taketomi, que está emprestado pelo Urawa Reds, e é o artilheiro do time na J-League, com cinco gols, e o Ryogo Yamasaki, que tem três gols e quatro assistências em 21 partidas na temporada.

+ Viu essa? Futebol paranaense já fez história no Japão, com título e goleadas

No elenco estão dois brasileiros, o zagueiro Leandro Freire, que defendeu o Paraná em 2009, e o atacante Crislan, que passou pelo Athletico em 2013 e 2014 e foi contratado por empréstimo ao Braga, de Portugal, há duas semanas, após se recuperar de uma lesão no joelho. Ele estreou no duelo contra o Kashima e voltou a jogar após oito meses.

A provável formação do Shanon contra o Furacão deve ter: Akimoto; Yamane, Leandro Freire e Ohno; Suzuki, Saito, Kaneko e Sugioka; Matsuda, Taketomi e Yamasaki.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!