Copa 2014

Arena precisa ser inaugurada dia 26 de janeiro para teste

Uma comitiva da Fifa esteve ontem cedo na Arena da Baixada, realizando vistoria técnica, e comemorou a volta dos operários ao canteiro de obras do estádio. Fora seis dias de paralisação, depois de embargo decretado pela Justiça do Trabalho. Segundo o secretário municipal para assuntos da Copa, Reginaldo Cordeiro, a interrupção deixou todas as partes ligadas à reforma preocupados, principalmente por conta do curto prazo para se concluir o estádio, que deve estar pronto até o dia 31 de dezembro. ‘Foi um alívio para os técnicos da CAP S/A, mas também para o município e o governo do Estado. O Comitê Organizador Local estava realmente preocupado que esta visita técnica fosse feita com as obras em andamento. O prejuízo ainda é incalculável, mas temos a certeza de que esses seis dias de atraso vão ampliar a demora. A partir do momento que se paralisa uma obra, as frentes voltam ao canteiro de obras, mas não de uma vez só. Acredito que o rtimo norma seja recuperado em 10 dias’, afirmou.

No entanto, o secretário se mostrou confiante de que o evento-teste programado pela Fifa aconteça dia 26 de janeiro na Arena da Baixada – de hoje até esta data, descontando 10 dias para que a construção volte ao normal, restarão 100 dias de obras para o estádio abrir seus portões. “A promessa da CAP S/A é que a Arena vai ser entregue no dia 31 de dezembro e no dia 26 de janeiro teremos o primeiro jogo com uma capacidade para 10 mil pessoas. Temos a tranquilidade de que estas frentes concluirão a estrutura metálica no final de outubro, para que possamos tirar os guindastes e iniciar o plantio da grama’, disse. Mesmo assim, Reginaldo Cordeiro admite que a Arena da Baixada não estará 100% pronta no final do ano, mas que apenas alguns detalhes no acabamento é que serão concluídos em 2014, antes do evento-teste. ‘Os acabamentos que forem necessários não comprometem a conclusão da obra. Às vezes uma sinalização, uma pintura, uma iluminação interna, essas coisas são previstas, mas precisa estar tudo em condição no dia 26 de janeiro. Os vestiários, o campo de jogo, iluminação e pelo menos 10 mil lugares para os torcedores’, apontou.

Retorno em março

A vistoria feita pela comitiva da Fifa não considerou o cronograma da obra. O objetivo do grupo era analisar a infraestrutura de mobilidade do estádio e o entorno da Arena. ‘É uma visita para cuidar da operação do estádio, como local de estacionamento, onde os atletas vão descer, as escadas utilizadas, onde os equipamentos serão colocados. São coisas específicas e técnicas que não têm nada a ver com o andamento das obras’, explicou Thiago Paes, gerente geral da integração operacional do Comitê Organizador Local (COL).

Com cerca de 79% das obras concluídas, a Arena da Baixada corre contra o tempo. Afinal, a mesma comitiva de ontem voltará a Curitiba em março, quando fará uma nova vistoria. Mesmo assim, até maio, quando o estádio for entregue à Fifa, mais alguns ajustes podem ser feitos. ‘Esta comitiva que está aqui voltará em março para pequenos ajustes e adequações. Até que se entregue o estádio fechado para a Fifa em maio, com certeza teremos algumas adequações necessárias’, completou Cordeiro.