Após três anos, Atlético perde patrocínio da Philco

Sem a marca Philco, o Atlético terá de iniciar a busca por um novo patrocinador master para a temporada 2012, que oficialmente começa dia 22 de janeiro – dia da estreia no Campeonato Paranaense, com o jogo frente ao Londrina. Em dezembro, encerrou o vínculo com a empresa de eletroeletrônicos que mantinha o melhor espaço na camisa rubro-negra. Foram quase três anos de parceria, que iniciou em 2009, com cerca de R$ 1,8 milhão no primeiro semestre de contrato. A partir de 2010, os valores foram reajustados e a parceria renovada a cada final de ano. Em 2011, o Atlético faturou cerca de R$ 2,2 milhões com a marca.

As mangas da camisa continuarão sendo na Netshoes, pelo menos até o final de 2012, quando encerra a parceria com a empresa de venda de artigos esportivos. O clube vendeu o espaço por R$ 1,3 milhão por ano de contrato.

Contando o espaço master, as mangas da camisa e alguns patrocínios pontuais, em jogos específicos, como a Coca-Cola e a Timemania fizeram, o Furacão faturou aproximadamente R$ 5,5 milhões em 2011. Números que parecem altos, mas em comparação com outros clubes brasileiros acabam se tornando irrisórios.

O Santos, por exemplo, conseguiu R$ 5,5 milhões apenas da Netshoes, que também estampa sua marca nas mangas da camisa alvinegra. Ao todo, o clube vai receber R$ 11 milhões da empresa. O projeto santista era de chegar a R$ 35 milhões em patrocínio ao final de 2011. No ano anterior, o clube praiano tinha arrecadado R$ 18 milhões – três vezes mais que o Furacão em 2010.

Não é novidade

Começar a temporada sem uma marca como patrocinador mais forte não é novidade no Atlético. Em 2009, antes de fechar com a Philco, o clube teve dificuldades para encontrar parceiros. O contrato só foi anunciado em junho, fazendo o time jogar as primeiras rodadas do Brasileirão sem marca alguma no espaço mais valorizado da sua camisa.

Um dos desafios do novo diretor-geral do Atlético, Dagoberto dos Santos, é justamente fazer valorizar a marca do clube. Ele já declarou que para tanto é preciso mostrar serviço em campo. “O nosso sucesso será mensurado não somente pela conquista de títulos, mas também pelo crescimento dos nossos ativos, pela reputação e pela valorização da nossa marca”, declarou.