Após título, Schiavone diz que ‘está apenas começando’

A italiana Francesca Schiavone surpreendeu neste sábado ao vencer a favorita Samantha Stosur e faturar seu primeiro título de Grand Slam na carreira, em Roland Garros, aos 29 anos. A tenista também fez história por ser a primeira italiana a ganhar um torneio deste nível.

Mas a surpresa não ficou apenas dentro de quadra. Após mostrar grande forma no saibro francês, a italiana brincou com o público e disse que ganhou motivação para brigar por outros títulos no circuito.

“Eu ainda posso melhorar. Posso ser mais agressiva. Posso colocar mais efeito nos golpes, acertar bolas mais fundas. Posso melhorar o meu saque. Estou apenas começando”, declarou a tenista, que ainda não pensa em aposentadoria.

Prestes a completar 30 anos, a italiana se tornou a segunda tenista mais velha a vencer seu primeiro Grand Slam na Era Aberta – Ann Jones, com 30 anos e oito meses, conquistou o título de Wimbledon em 1969.

A idade, porém, pouco pesou na decisão deste sábado. Schiavone mostrou grande desempenho e fechou o jogo no segundo set no tie break após estar perdendo por 4/1 – venceu com parciais de 6/4 e 7/6 (7/2).

“Eu estava me sentindo com cada vez mais energia [dentro de quadra]. Não podia parar. Realmente senti que era o meu momento e eu o aproveitei. Não desperdicei a minha chance”, disse Schiavone, que recebeu o troféu da aposentada Mary Pierce, campeã em 2000. “Você está me dando um grande troféu”, brincou a italiana.

Sem esconder a alegria pelo título, Schiavone esqueceu as formalidades e foi espontânea em seu agradecimento ao público. “Eu não preparei nada [discurso], porque toda vez que eu preparo alguma coisa para o futuro, não dá certo. Eu assisti a todas as finais deste torneio e sei que todos os campeões falam alguma coisa no final. Então eu quero agradecer a todos. Tive um dia incrível hoje. Estou muito, muito feliz”.

Stosur, por sua vez, lamentou a chance perdida de coroar sua grande campanha em Roland Garros com o título neste sábado. “Estou decepcionada”, disse a australiana, que surpreendeu ao eliminar as favoritas Serena Williams, Justine Henin e Jelena Jankovic.

“Foi uma grande jornada e foram duas grandes semanas. Você sempre quer que o conto de fadas seja completo, mas isso não aconteceu”, declarou Stosur, que vive grande momento no circuito. “Não acho que tenha jogado mal. Ela é que teve o dia dela. Fez por merecer”, afirmou.