Antônio Lopes será julgado hoje no STJD

Com seus diversos títulos na carreira, Antônio Lopes, 68 anos, também faz parte da história e do folclore do futebol paranaense e pode ser fundamental no Atletiba do próximo domingo.

Entretanto, antes de encarar o clássico, terá que ser absolvido no julgamento do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que acontecerá hoje no Rio de Janeiro.

Dentre as histórias do Delegado aqui em Curitiba, a de maior repercussão aconteceu na final do Paranaense de 2005, um Atletiba, na “disputa” entre o pato novo (Casemiro Mior) e o pato velho (Lopes). Vitória do Delegado.

Nesta temporada, à frente do Furacão, ele já aprontou das suas. Em 6 de setembro foi protagonista de outro caso nada comum no mundo da bola. Solicitou que os policiais militares, responsáveis pela segurança da Arena, detivessem o auxiliar Altemir Hausmann no intervalo do jogo entre Atlético e Flamengo.

O motivo seria um chambão (empurrão) que o treinador afirmou ter sofrido do bandeirinha ainda no 1.º tempo. O pedido de Lopes era para que Hausmann fosse levado à delegacia para a confecção de um boletim de ocorrência.

STJD

Exatamente por essa confusão, o treinador poderá desfalcar o Rubro-Negro no Atletiba de domingo. Lopes viaja hoje pela manhã ao Rio de Janeiro, juntamente com o departamento jurídico do Atlético, para prestar depoimento e buscar sua absolvição perante o pleno do STJD.

No primeiro julgamento, da Comissão Disciplinar, o técnico foi condenado a 30 dias de suspensão. O Atlético recorreu e conseguiu efeito suspensivo. Isso tem possibilitado ao Delegado continuar trabalhando.

Caso seja condenado novamente, Lopes não poderá comandar seu time já a partir do Atletiba. Isso, no entanto, não preocupa o Delegado, que confia no trabalho dos auxiliares técnicos, em especial do filho.

“Não vou fazer falta não. O Júnior está bem abalizado. É um treinador experiente e que passou por várias equipes. Conhece toda a parte tática e técnica nossa. Ele tem o dia-a-dia comigo na formatação da equipe e como ela deve jogar. Então não vai ter prejuízo nenhum. Ele vai me representar bem”, afirmou o comandante, ainda esperançoso de participar de mais um Atletiba.