Anderson, o melhor ataque da Liga Mundial 2003

O oposto brasileiro Anderson terminou a segunda rodada da Liga Mundial 2003 como o melhor atacante nas estatísticas oficiais da Federação Internacional de Voleibol (Fivb), com 39,08% de aproveitamento. O Brasil tem três vitórias (3 x 1 e 3 x 0 na Alemanha e 3 x 1 na Itália) e uma derrota na competição (3 x 2 para a Itália). Sábado e domingo, a equipe de Bernardinho enfrenta Portugal, em Matosinhos.

Apesar dos números, Anderson não se ilude. Ele sabe que, numa seleção homogênea como a brasileira, a condição de titular é uma questão de momento. Principalmente quando seu reserva imediato é o canhoto André Nascimento, vencedor do prêmio de melhor atacante do Mundial de 2002, na Argentina.

“É um grande estímulo para mim. A motivação para continuar dando duro vem do reconhecimento do meu trabalho. Essa é a primeira vez que estou aparecendo em um ranking mundial de jogadores. Sempre corri atrás para estar entre os melhores e sei que isso só depende de mim”, afirmou Anderson.

Outros destaques

Além de Anderson, outros três brasileiros aparecem entre os três primeiros nas estatísticas oficiais da Liga. O levantador Ricardinho é o segundo melhor na posição, com 8,56% de aproveitamento. Já o atacante Giba aparece em terceiro lugar no ataque, com 35,58%. E, na defesa, o líbero Escadinha está na terceira posição, com 2,25% de eficiência.

Para o técnico brasileiro Bernardinho, o favoritismo brasileiro pode servir como estímulo para a equipe adversária. “Eles chegam sem nenhuma responsabilidade. É isso que torna a seleção portuguesa uma adversária perigosa. Portugal venceu a Alemanha, na semana passada, por 3 sets a 1, e é uma equipe que vem crescendo a cada dia”, avaliou o treinador.

Voltar ao topo