Alonso muda de planos e diz querer ficar

A dois pontos da liderança do mundial, faltando três etapas para o encerramento do campeonato, Fernando Alonso decidiu não entrar mais em confronto com sua equipe. Ao contrário, agora já fala claramente em ficar na McLaren no ano que vem – embora não converse com seu proprietário, Ron Dennis, e tenha tido papel decisivo no processo que culminou com a punição do time no caso de espionagem envolvendo também um ex-funcionário da Ferrari.

?Tenho contrato com a McLaren para o próximo ano e não vejo problema algum em ficar aqui. Venci quatro corridas nesta temporada, estou lutando pelo título e, sendo assim, está tudo bem e estou feliz?, disse o espanhol. ?Converso com os engenheiros, com os mecânicos, meu relacionamento com eles não mudou nada. São todos profissionais dedicados a conseguir os melhores resultados.?

A tática do asturiano é clara: não quer irritar mais ninguém na McLaren, pois sabe que vai precisar da imparcialidade de todos se quiser derrotar o companheiro Lewis Hamilton, que lidera a tabela de classificação. ?Muito do que dizem de mim é mentira. Não vou mais perder meu tempo falando sobre esse caso (de espionagem). Meu trabalho é mostrar serviço na pista.?

Uma espécie de armistício está sendo proposto também por Hamilton, para que o tema espionagem-delação-punição seja deixado de lado. Na última prova, em Spa, o inglês reclamou do parceiro e disse que ele foi muito ?duro? na largada, ao evitar uma ultrapassagem.

Ontem, em Fuji, onde na madrugada deste sábado (2h) será definido o grid para o GP do Japão, Hamilton disse que ia falar com Fernando sobre o que aconteceu na Bélgica. ?Temos de ser cuidadosos e lembrar que somos companheiros de equipe?, disse.

Os treinos para a prova japonesa começaram na noite de ontem e terminaram na madrugada de hoje. A corrida será disputada na madrugada do domingo, com largada prevista para a 1h30 pelo horário de Brasília.

Se vencer a prova, Alonso passa à liderança do campeonato mesmo se Hamilton terminar em segundo. Os dois teriam o mesmo número de pontos, mas Fernando leva a melhor no número de vitórias. ?O principal agora é completar todas as corridas. Se isso não acontecer, será o fim. Não só para mim, como para os outros. Estamos todos na mesma situação?, falou, mencionando também a dupla da Ferrari, Kimi Raikkonen e Felipe Massa.

Voltar ao topo