Alexandre Pato vira mania entre torcedores do Inter

Porto Alegre – A exibição de gala contra o Emelec, na quarta-feira, confirmou o que os aficionados do futebol observavam desde o ano passado: o atacante Alexandre Pato, 17 anos, é o novo fenômeno do esporte mais popular do País, provocando uma onda de idolatria na torcida do Internacional, e de admiração e eventualmente inveja nos adversários. Não só pelo passe perfeito para Índio marcar o segundo e pelo chute milimétrico no terceiro gol do Inter contra os equatorianos: o jogador participou de apenas cinco partidas como titular, desde dezembro, e já coleciona cinco vitórias, quatro gols e um título mundial.

No campo, o garoto desmonta defesas com suas arrancadas, dribles, passes milimétricos e conclusões improváveis, daquelas em que a bola desvia das mãos do goleiro e faz a curva necessária para se aninhar na rede. Nas arquibancadas, ele é homenageado pelos torcedores com o coro ?Pato Maravilha?, por cartazes e adornos.

Humilhação

Quem se arrisca a desdenhar do jovem ídolo pode ser humilhado. O técnico do Emelec, Carlos Torres Garcés, deu a entender que não conhecia Alexandre Pato e perguntou aos repórteres se ele tinha mais de duas pernas para ser tão badalado. ?Depois dos 3 a 0 do Inter, com direito a golaço do ?desconhecido?, Garcés volta ao Equador devidamente apresentado ao camisa 11?, publicou o jornal Zero Hora ontem.

Orientado por companheiros mais experientes, como Fernandão, e pelo técnico Abel Braga a não se deslumbrar com o sucesso, Alexandre Pato tenta continuar o mesmo de sempre.

O Inter, que no ano passado fez um contrato com o jogador até 2009, com salários mensais de R$ 40 mil – antes mesmo que ele estreasse no time principal – e multa rescisória de US$ 20 milhões, já trata de prorrogar o compromisso até 2012 e aumentar a indenização.

Voltar ao topo