Agora, Bernardinho promete o ?impossível?

Tóquio – Bicampeã mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei terá um calendário cheio em 2007. São cinco competições no ano e o técnico Bernardinho já avisa que será ?impossível? ganhar todas. Mas ele promete tentar.

 ?É impossível você disputar quatro, cinco competições e achar que vai conseguir ganhar todas. Espero que possamos fazer isso, que os jogadores ainda tenham dentro deles uma reserva de vontade, de disposição de ir em frente. Não podemos ganhar todas, mas este é o nosso objetivo e é para isso que vamos trabalhar?, afirmou Bernardinho, ainda no Japão, antes de embarcar de volta ao Brasil.

O principal objetivo do Brasil em 2007 será os Jogos Pan-Americanos, em julho, no Rio – essa é a única grande competição que a seleção de Bernardinho ainda não ganhou, pois foi bronze na edição de 2003, na República Dominicana. Além disso, o time irá disputar a Liga Mundial, a Copa América, o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo.

Mas os planos da seleção ainda não estão definidos para 2007. ?Aos poucos vamos conversar e avaliar bem o que vamos fazer, traçar um planejamento e apresentá-lo à equipe?, explicou Bernardinho.

O técnico também fez um balanço da temporada. ?Tratou-se de um ano de dificuldades por causa do desgaste enorme dos jogadores. Lidar com isso não é simples. É uma relação muitas vezes complicada por causa dessa pressão contínua dessa busca incessante pela vitória?, admitiu Bernardinho. ?Ao mesmo tempo, foi um ano gratificante pelos resultados que conseguimos obter?.

Perfeccionista, Bernardinho avalia que a seleção ainda precisa evoluir, apesar de ter dominado o vôlei mundial nos últimos quatro anos. Sua preocupação é com o saque e defesa. ?Vamos trabalhar muito para isso. É preciso haver uma consciência individual dos jogadores de que eles precisam trabalhar isso nos seus clubes?, pediu o treinador.

Bicampeões de vôlei regressam hoje

São Paulo – A conquista do título do Mundial de Vôlei, no Japão, neste domingo, com a arrasadora vitória sobre a Polônia por 3 sets a 0, fez a seleção brasileira mudar o roteiro planejado inicialmente para a volta dos jogadores. A grande maioria do elenco, exceto o ponta Samuel e a comissão técnica, ficaria na Europa depois que a delegação desembarcasse em Paris, nesta segunda-feira.

No entanto, após o time comemorar muito a conquista do bi mundial com um churrasco que varou a madrugada de segunda no Japão, grande parte dos jogadores decidiu viajar para o Brasil para poder comemorar o título com seus familiares e com os torcedores. ?Agora a taça é nossa?, brincou o atacante Dante, em entrevista pouco antes de entrar no ônibus que levou a delegação para o Aeroporto de Narita, nas proximidades de Tóquio. Dante foi escolhido o melhor atacante do Mundial pelos organizadores.

A chegada da seleção está prevista para o início da manhã desta terça-feira. Alguns jogadores, como Giba e Gustavo, que jogam em clubes italianos, já terão compromisso no próximo final de semana, já que seus times terão jogos no recomeço do Campeonato Italiano.

Voltar ao topo