Adiada etapa sul-africana de vôlei de praia

Fivb/Divulgação
Maria Clara só precisou de uma partida para avançar às oitavas.

Rio de Janeiro – A fase de oitavas-de-final da etapa sul-africana do Circuito Mundial de Vôlei de Praia não foi realizada ontem. As condições do vento impediram a realização dos confrontos. Assim, Larissa/Juliana, Ana Paula/Leila, Maria Clara/Carolina e Renata/Talita voltam à quadra hoje. Para chegar à final de domingo, as parcerias precisarão vencer três jogos hoje.

Ontem, algumas duplas só precisaram entrar em quadra uma vez, como foi o caso de Juliana/Larissa e Maria Clara/Carol, e outras tiveram que jogar duas partidas – situação vivida por Ana Paula/Leila e Renata/Talita. Isso porque no sistema de disputa que está sendo utilizado na Cidade do Cabo as primeiras colocadas dos grupos avançam diretamente para as oitavas. Já as equipes que terminam na segunda e na terceira posição precisam participar de uma fase intermediária.

Campeãs antecipadas do Circuito Mundial, Larissa e Juliana não tiveram dificuldades para confirmar a liderança em sua chave. Depois das duas vitórias de quinta, elas derrotaram ontem as japonesas Kusuhara e Urata por 2 a 0, parciais de 21/07 e 21/12 e passaram diretamente para as oitavas-de-final, em que enfrentam as francesas Kadjo e Arjona.

Carol Solberg e Maria Clara fizeram o mesmo. As filhas de Isabel bateram Ana Paula e Leila por 2 a 0 (21/18 e 21/15) e terminaram o grupo com três vitórias. Hoje, as irmãs encaram Schwer/Kuhn, da Suíça. Com a derrota, Ana Paula/Leila tiveram que fazer mais um jogo no dia. As brasileiras venceram, de virada, a parceria russa Uryadova/Shiryaeva por 2 a 1, parciais de 18/21, 21/17 e 15/05. Para garantir lugar nas quartas, as musas terão que superar as fortes americanas Wacholder e Youngs.

Renata e Talita poderão descontar hoje a derrota sofrida ontem. Elas caíram diante das búlgaras Lina e Petia Yanchulova por 2 a 1 (17/21, 27/25 e 12/15) na decisão do primeiro lugar do grupo, mas terão a oportunidade de encarar as mesmas adversárias nas oitavas. Para isso, a dupla brasileira teve que entrar de novo em quadra e vencer as irmãs gêmeas finlandesas Emilia e Erika Nystrom por 2 a 0, duplo 21/17.

Medalhistas de ouro nas Olimpíadas de Atenas e bicampeãs mundiais, as americanas Walsh e May seguem invictas na competição. Ontem, elas alcançaram a terceira vitória na etapa: 2 a 0 (21/10 e 21/15) sobre as francesas Barrera e Hamzaoui.

Voltar ao topo