Linha do tempo

Prefeitos de Curitiba: relembre quem já esteve no cargo, desde 1997

Foto: Levy Ferreira / SMCS.

Entre eleições e reeleições, Curitiba teve cinco homens no comando da prefeitura nos últimos 27 anos. Essa breve linha do tempo começa com Cassio Taniguchi – prefeito da capital paranaense a partir de 1997, se estendendo até Rafael Greca, o atual administrador da cidade.

Um fato curioso sobre essa lista é que três políticos foram reeleitos para um segundo mandato. Mas o que será que cada um desses nomes fez na cidade?

LEIA TAMBÉM:

>> Pesquisa eleitoral em Curitiba: cinco pré-candidatos estão empatados

>> QUIZ: você sabe quem são os vereadores e vereadoras de Curitiba?

Confira mais informações sobre os últimos prefeitos de Curitiba a seguir:

Cassio Taniguchi

Foto: arquivo.

Pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Cassio Taniguchi entrou na Prefeitura de Curitiba em 1997 e seguiu até 2000. Nas eleições seguintes migrou para o Partido Republicano Fluminense (PRF) e foi reeleito, permanecendo no poder até 2004.

Engenheiro de Eletrônica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), antes de ser prefeito, Taniguchi foi Diretor Presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs) e Presidente de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

A gestão de Taniguchi foi marcada pela tentativa de desenvolver Curitiba, com a montagem de diversos planos pelo IPPUC, como “Curitiba, Planejamento um processo permanente”, que tinha a intenção de recuperar a história da institucionalização do planejamento urbano do município.

Outra iniciativa lançada foi o Plano 1000 previa a pavimentação de mil quilômetros de ruas em Curitiba. Durante a gestão Taniguchi tentou terceirizar algumas creches da cidade, mas não teve sucesso.

Mais tarde, em 2010, foi condenado por ato de improbidade administrativa referente ao exercício dos mandatos de 1997-2000 e 2001-2004. A situação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Beto Richa

Foto: Aniele Nascimento (Arquivo)

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Carlos Alberto Richa foi prefeito de Curitiba entre 2005 e 2008 e reeleito para o segundo mandato. No entanto, permaneceu na prefeitura somente nos anos de 2009 e 2010, pois deixou a cadeira para disputar o cargo de governador do Paraná.

Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Richa conquistou a confiança dos curitibanos, visto que foi reeleito prefeito de Curitiba com 77,27% dos votos válidos, recorde nas eleições municipais.

De acordo com informações da Casa Civil do Paraná, no segundo mandato Beto Richa direcionou 70% das receitas orçamentárias para os bairros de Curitiba com os menores indicadores de desenvolvimento humano. Também criou a Secretaria Municipal Antidrogas e os Contratos de Gestão, voltado para o cumprimento de metas das equipes administrativas. A saga da Linha Verde também começou na gestão Richa. Ele entregou a conclusão da primeira etapa da obra.

Luciano Ducci

Foto: reprodução / TV Câmara.

Dando continuidade ao mandato de Beto Richa, Luciano Ducci foi prefeito de Curitiba entre os anos de 2010 e 2012. Formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Como prefeito, Ducci implantou cerca de nove mil vagas na Educação Infantil e destacou o Hospital do Idoso como referência no atendimento de idosos. Também criou conjunto de obras de mobilidade urbana e o projeto do Metrô Curitibano. Durante a gestão de Ducci o aterro sanitário da Caximba foi fechado e um novo aterro, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba foi licitado.

Nesses anos também aconteceu a primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba. Vivendo um pouco na sombra de Beto Richa, Ducci não chegou a disputar o 2º turno das eleições de 2012.

Gustavo Bonato Fruet

Foto: Antonio More / arquivo Gazeta do Povo.

Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Gustavo Fruet foi o prefeito de Curitiba entre 2013 e 2016. Assim como Ducci, não foi reeleito para o segundo mandato. É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conforme avaliação da própria prefeitura em 2016, Fruet investiu em inovação social, com o objetivo de deixar Curitiba mais inclusiva e solidária. Na sua gestão foi criado o Equidade na Educação, que focou em 48 escolas municipais onde o ensino apresentava maiores problemas. O programa contribuiu para que Curitiba elevasse o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Também foi criada as salas de acolhimento para crianças nos Centros Regionais de Educação de Jovens e Adultos. No trânsito, a gestão de Fruet foi responsável por criar as Vias Calmas e Área Calma, locais em que a velocidade máxima permitida não passa dos 40 km/h.

Também foi desenvolvido o projeto Ônibus Acesso para transportar pessoas com deficiência de casa para consultas e exames.

Rafael Valdomiro Greca de Macedo

Imagem mostra Rafael Greca, prefeito de Curitiba com chápeu visitando uma obra.
Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Por fim, o último nome na lista é de Rafael Greca, prefeito eleito para a gestão de 2017 a 2020 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e reeleito até 2024 pelo Democratas (DEM). Greca é formado em Economia e Engenharia Civil – Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Uma das criações do primeiro mandato de Greca foi o Plano de Recuperação de Curitiba. De acordo com a administração municipal atual, em 2017, Curitiba vivia uma situação fiscal precária. Faltavam R$ 2,19 bilhões para fechar as contas e o município acumulava dívida de R$ 1,2 bilhão. Ao final de 2020, as contas foram equilibradas e a dívida paga.

Nesse período também foi criado um fundo de anticrise, iniciativa inédia no Brasil e que permitiu a destinação de recursos para situações de emergência, como a pandemia da covid-19.

Asfalto também é um destaque da gestão Greca. No primeiro mandato, foram asfaltados 436,7 km de vias públicas de Curitiba. Essa já era uma promessa do política durante a campanha de 2016.

A prefeitura também criou ou revitalizou espaços para a prática de esportes na cidade, como os Clubes da Gente, Centros de Iniciação Esportiva e o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.