Irregularidades

Após denúncia, ex-juiz Sergio Moro sofre busca e apreensão em sua casa de Curitiba

Sergio Moro
Sergio Moro. Foto: Isaac Amorim/Arquivo/Ministério da Justiça

A Justiça Eleitoral determinou na manhã deste sábado (3), o cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato a senador nas eleições deste ano pelo Paraná. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná atende a uma denúncia feita por um advogado da Federação Brasil de Esperança, que reúne PT, PC do B e PV).

+ Portal dos Candidatos: Saiba tudo sobre os candidatos de todo o Brasil nas eleições de 2022

A argumentação é de que o material de campanha apreendido viola a legislação eleitoral em vários pontos. Segundo a assessoria de imprensa da FBE, foram recolhidos cerca de 1 milhão de panfletos, adesivos e santinhos. A decisão da Justiça determina ainda que seja retirados vídeos do canal oficial do candidato Sergio Moro do Youtube, também por violação de regras eleitorais.

O candidato se pronunciou em uma mensagem publicada em seu perfil no Twitter.

O PT, acusado por Moro de “promover uma diligência” na sua casa, se pronunciou por nota oficial. “O Partido dos Trabalhadores do Paraná reitera que a legislação eleitoral deve ser cumprida. Os candidatos ao Senado no Paraná, Sérgio Moro e Paulo Martins, não estão acima das regras eleitorais, assim como qualquer outra candidatura. A medida de busca e apreensão contra o ex-juiz Sérgio Moro apenas foi realizada em sua residência, porque o próprio candidato informou o endereço como sede de seu comitê central de campanha. Reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com eleições justas e limpas. A Federação Brasil da Esperança no Paraná – PT, PCdoB e PV segue vigilante no combate à possíveis irregularidades.

A defesa de Moro, por intermédio do advogado Gustavo Guedes, também se pronunciou por uma nota oficial. “A busca e apreensão se refere tão somente à, supostamente, os nomes dos suplentes não terem o tamanho de 30% do nome do titular. Todavia, isso não corresponde com a verdade. Os nomes estão de acordo com as regras exigidas, sendo assim, a equipe jurídica pedirá a reconsideração da decisão. A busca e apreensão foi feita na residência, uma vez que o endereço foi indicado no registro da candidatura. Repudia-se a iniciativa agressiva e o sensacionalismo da diligência requerida pelo PT.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.