Faça chuva ou faça sol, o filtro solar deve ser usado todos os dias!

Sim, seja na rua ou em casa, em dias nublados ou com Sol, você precisa usar protetor solar para proteger a pele dos raios UVA e UVB, que causam envelhecimento precoce e doenças mais sérias. Mas, antes de buscar qual o melhor protetor solar, conheça a sua pele e veja qual é mais indicado para você.

Dessa forma, a proteção se torna mais eficaz e sua saúde agradece.

Conheça as principais informações a respeito dos protetores solares e saiba qual o tipo ideal para você!

Como o protetor solar age na pele?

Os protetores ou filtros solares bloqueiam a pele contra a incidência de raios ultravioleta emitidos pelo Sol, em geral UVA e UVB. Dependendo do tipo, esses produtos podem agir de duas maneiras:

  1. Tipo Orgânico
    Permite a absorção dos raios UVA e UVB pela pele, transformando eles em algo menos nocivo ao organismo. Geralmente possuem fórmula mais leve para serem absorvidos com mais facilidade.
  2. Tipo Inorgânico
    Reflete os raios ultravioleta e não permite que eles penetrem na epiderme. Esse tipo de produto contém pequenas quantidades óxido de zinco ou dióxido de titânio e deixa uma camada branca na pele, por ser mais espesso.

Seja bloqueando esses raios ou absorvendo-os de maneira menos nociva, os protetores solares ajudam a evitar o surgimento de manchas e queimaduras solares, impedindo também o envelhecimento precoce e o desenvolvimento do câncer de pele.

O que é FPS?

O famoso FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar contra os raios UVA e UVB que cada produto oferece à sua pele. Funciona como uma espécie de índice para indicar quanto tempo você pode ficar exposto ao sol sem que isso o prejudique.

Quanto mais alto o número indicado na embalagem, maior a proteção.

Para saber qual o tempo de exposição adequado é bem simples: basta multiplicar o FPS por 10. Por exemplo, digamos que o FPS de seu protetor é 15, multiplicando esse número por 10 temos 150 minutos. Ou seja, o tempo adequado para a exposição é de, no máximo, 2 horas e meia. 

Esse número pode ser reduzido devido ao suor, contato com a água e aumento da incidência de raios sobre a pele. Por isso, para que o protetor solar tenha eficácia, é fundamental renovar a sua aplicação.

Os dermatologistas recomendam que isso seja feito de 2 em 2 horas, caso sua rotina envolva maior exposição, e de 3 em 3 horas caso a exposição seja menor. Após o contato com a água ou transpiração também é importante reaplicar o produto.

Qual o melhor tipo para a minha pele?

Cada tipo de pele possui sua especificidade e você não pode ignorar isso. Veja agora o filtro solar mais indicado para cada tipo de pele de acordo com:

  1. Tonalidades
    Claras: devido ao fato de conter pouca melanina, exigem FPS alto entre 50 e 70.
    Médias: apresentam certo equilíbrio quanto à melanina e podem usar protetores com FPS entre 30 e 50.
    Escuras: possuem alta concentração de melanina. Por isso, o FPS pode ficar entre 15 e 30.
  2. Textura
    Normal: protetores cremosos, contendo vitamina E ou água termal são mais indicados. 
    Seca: exigem maior hidratação, é indicado protetores com ação hidratante e textura cremosa.
    Mista: produtos oil free e com toque seco são as melhores opções.
    Oleosa: o protetor ideal deve ser oil free, textura leve e efeito matte.
    Sensível: exige cuidados especiais. Por isso, o protetor deve ter textura leve e promover açãocalmante.

Combinando tonalidade e textura, fica fácil saber qual a melhor opção para você escolher. Vale lembrar que a consulta a um dermatologista também é importante para saber qual a melhor forma de cuidar da saúde de sua pele.

Com ou sem cor?

O filtro solar pode possuir diferentes texturas e ingredientes, mas tem uma só função: proteger a pele dos raios ultravioleta. Por tanto, não faz muita diferença se ele tiver cor ou não. Essa questão é mais opcional, você é quem decide de acordo com o seu gosto. 

Vejamos um comparativo entre os dois:

  • Com cor: pode substituir a base, pois tem uma camada a mais de proteção, e pode ser usado na exposição de luzes artificiais, pois ajuda a disfarçar a acne e as manchas no rosto. 
  • Sem cor: proporciona mais hidratação à pele, é mais leve e possui ação antioxidante, na maioria das vezes.

A indústria da beleza não para de crescer e sempre surgem novos produtos para superar os que já existem. No caso dos protetores solares, uma das mais recentes invenções são os filtros à base de água e que protegem contra luzes artificiais.

Como dito, independente das particularidades, o protetor solar deve ser usado todos os dias para a manutenção da sua saúde. Vale lembrar que você deve passá-lo tanto no rosto, quanto no corpo, e evitar a exposição ao sol por períodos prolongados ou em horários de maior incidência de raios solares, como ao meio-dia.

Já sabe como escolher o melhor protetor solar para você? Então clique aqui e venha conferir o mix de dermocosméticos da Farmácias Descontão., aqui tem os melhores produtos pelos melhores preços.

Ah! E caso tenha alguma dúvida nossas consultoras de beleza podem ajudar você.