Algumas medidas simples podem evitar

Temos certeza que, sempre que você troca seu bebê, você pensa em colocar a fralda para não vazar. Mas nem sempre dá certo, não é?

É ruim é que, além da sujeira, essas situações podem gerar assaduras ou alergias na pele dos bebês, que são muito sensíveis.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a evitar essa situação chata.

Separamos algumas dicas para ajudar você a colocar fralda para não vazar. Confira.

Por que a fralda vaza?

Ao contrário do que se pensa, a ocorrência de vazamentos não sinaliza que a fralda possui má qualidade. Esses eventos acontecem independe da marca ou preço do produto pelos seguintes motivos:

  1. Tamanho inadequado;
  2. Mesma posição na parte da frente e de atrás;
  3. Fitas pregueadas incorretamente;
  4. Espaços deixados para a entrada de ar;
  5. Acúmulo excessivo de líquidos e dejetos.

Dicas para evitar vazamentos

  1. Verifique se o tamanho está correto
    De acordo com o peso, tamanho e faixa etária em que seu bebê se encontra, você saberá qual a numeração adequada para ele.
    A fralda não deve ficar apertada, para não machucar o bebê e para não gerar pressão nas bordas, e nem folgada porque ocasionará vazamentos em grandes volumes.
    O ideal é que a fralda se encaixe perfeitamente no corpinho do seu neném. Por isso, não deixe de verificar se o tamanho está adequado.
  2. Posicione corretamente a parte da frente e de trás
    A simetria entre os lados favorece o escoamento do conteúdo pelas costas e barriga à medida que o bebê se movimenta.
    O modo correto de posicionar a fralda é justamente de maneira desigual, com a parte da frente um dedo antes do umbigo e a parte de trás mais ou menos três dedos acima dele.
    Fique atenta também aos movimentos do bebê, principalmente na fase em que começa a engatinhar: se a parte de trás da fralda descer, dê aquela ajustadinha básica e fique sempre atenta, é importante que a diferença entre os lados seja mantida.
  3. Abra a aba externa da fralda
    As fraldas possuem duas abas: uma interna, que é mais delicada, e uma externa, que é mais grossinha e fica em torno do bumbum do bebê.
    Essa última aba funciona como uma proteção a mais contra vazamentos, mas, se ela não estiver aberta, o elástico não ficará fixo e cederá.
    Então, ao abrir a fralda lembre-se sempre de deixar essas abas bem abertas. Aliás, o indicado é que você estique bem toda a fralda antes de colocá-la em seu bebê.
  4. Posicione corretamente as fitas
    As quatro fitinhas devem ser colocadas inclinadas para baixo, dessa forma o ajuste é muito melhor e a fralda não fica com brechinhas.
    Algumas marcas trazem uma marcação indicando onde as fitas devem ser pregadas.
    Se você notar que as fitas ficam simétricas demais é sinal de que esse não é o tamanho adequado.
  5. Verifique se não está folgado
    É comum que em dias de calor você queira deixar um espacinho para que “o bumbum respire”, mas isso não ajuda.
    Por isso, nada de deixar espaços. Coloque a fralda da maneira usual e não se preocupe, a grande maioria das fraldas possuem mecanismos que refrescam e até permitem a ventilação da pele do seu bebê.
  6. Faça trocas frequentes
    Todo o cuidado é pouco quando queremos evitar que a fralda do bebê vaze e provoque aquela lambança. Então, mesmo que você tenha adotado as medidas anteriores, procure estar sempre atenta e pratique trocas frequentes.
    O acúmulo excessivo de xixi e cocô devem ser evitados, não só porque ocasionam vazamentos, mas principalmente porque representam riscos à saúde da pele do seu bebê.

*Dica especial para os meninos

Caso você seja mãe de um menino, lembre-se sempre de posicionar o pipizinho dele para baixo na hora de pôr a fralda. Assim você evita que o xixi escape pela borda superior e vaze pela barriguinha do neném.

Só nas Farmácias Descontão você encontra os menores preços em fraldas de diferentes marcas. Clique e confira!