Xaxim

Sujeira no Xaxim

Escrito por

Moradores do Xaxim estão na bronca com a quantidade de lixo e resto de material de obras despejados nas calçadas e ruas dos bairros. A situação está bem complicada nos arredores da Rua Bituruna e ao longo da Rua Professor João Duck Filho. Nesses locais é possível encontrar dezenas de entulhos de caliça e móveis velhos descartados, que atrapalham a locomoção dos pedestres e a passagem dos veículos.

Terrenos baldios da região viraram verdadeiros lixões e incomodam vizinhança. (Foto: Suellen Lima)
Terrenos baldios da região viraram verdadeiros lixões e incomodam vizinhança. (Foto: Suellen Lima)

O aposentado Leôncio Novak é morador da Rua Professor João Duck Filho. Ele conta que o problema já ocorre no local há pelo menos cinco anos. “Acontece faz tempo. E não consigo entender como um ser humano consegue deixar o local onde mora feio. O cidadão não quer nem saber e joga lixo na rua. É um absurdo”, conta.

Seu Leôncio ainda conta que ele mesmo já teve que deixar entulho na rua, mas solicitou ajuda à prefeitura. “É uma vergonha. A rua fica feia, parecendo um depósito de lixo. Eu mesmo já fiz obra em casa e quando fui descartar pedi pra prefeitura vir e eles me auxiliaram. Mesmo quando não tive ajuda, consegui descartar o material em um lugar correto. O povo não quer nem saber e joga na rua mesmo”, desabafa.

Na Rua Bituruna, o vendedor Sérgio Ribeiro de Souza reclama dos materiais que são jogados num terreno baldio localizado no fim da via. “Moro e trabalho aqui na região e ainda não consigo entender como alguém se dispõe a sair de casa e jogar lixo no meio da rua. Recentemente a coisa melhorou, mas têm dias que a rua parece um campo de guerra”, reclama.

Proliferação

Só nos meses de setembro, outubro e novembro, o vereador Geovane Fernandes (PTB) protocolou 53 requerimentos ao Executivo para retirada de restos de móveis nos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão e Xaxim. Entre eles, há pedidos para recolhimento de entulhos nas ruas Bituruna e Professor João Duck Filho, percorridas pelos Caçadores de Notícias. Segundo o vereador, os móveis “estão na calçada causando transtornos para os pedestres e moradores e, como são restos de móveis, podem atrair roedores e insetos, podendo ocasionar em doenças para todos”.

Móveis, restos de obras e tudo quanto é tipo de porcaria são descartados sem qualquer tipo de cuidado. (Foto: Suellen Lima)
Móveis, restos de obras e tudo quanto é tipo de porcaria são descartados sem qualquer tipo de cuidado. (Foto: Suellen Lima)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informou que irá programar as equipes de limpeza para retirarem os entulhos dos locais apontados pela reportagem. Outra equipe de gestores irá monitorar com a comunidade os problemas da região. O órgão lembra que o cidadão pode ligar no 156 ou na Regional Boqueirão, pelo 3313-5506, para informar e solicitar a retirada de entulhos.

Sobre o autor

(41) 9683-9504