enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Curitiba

Aposta nos cogumelos

A família Boszcz, do distrito de Pocinho, em Contenda, resolveu dar uma virada nos negócios no ano de 2003. Com poucos terrenos disponíveis para a cultura de milho, feijão e batata, especialidade da casa até então, Renato Boszcz, juntamente com sua filha Juanice Boszcz Brongel e o genro Paulo Brongel, resolveram dar um passo à frente e tomaram a decisão de entrar no universo do cultivo de cogumelos.

Produção já diversificada, com raiz forte e geleia de morango. (Fotos: Gerson Klaina)

Produção já diversificada, com raiz forte e geleia de morango. (Fotos: Gerson Klaina)

A guinada partiu de um curso do programa Paraná Empreendedor, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR), sobre o cultivo de cogumelos Paris, conhecidos como champignons. “O curso durou um ano. Nos reuníamos nas primeiras sextas-feiras de cada mês e foi muito importante para tomar conhecimento de todos os processos de produção. Além, é claro, de todos os detalhes sobre como cultivar os cogumelos”, conta.

Os cogumelos do tipo champignon precisam ser cultivados em estufas com temperatura a 18 graus e crescem em blocos com o composto necessário para o desenvolvimento do produto. Após a colheita, os cogumelos passam por três processos de lavagem antes de serem cozidos e embalados. Hoje a família Boszcz produz cerca de 12 toneladas por ano. “Toda a parte de qualidade na produção, embalagem e distribuição foi ensinada no curso. Assim como tivemos apoio do Sebrae também e instituímos nossa marca, que se chama Pratto Fino”, conta Juanice.

Família Boszcz trabalha unida na propriedade do distrito de Pocinho. (Fotos: Gerson Klaina)

Família Boszcz trabalha unida na propriedade do distrito de Pocinho. (Fotos: Gerson Klaina)

Com os cursos, a família Boszcz também aprendeu a diversificar os produtos da empresa. Além dos cogumelos, eles também produzem raiz forte e geleia de morango. “Vimos que tínhamos potencial para aumentar nossa gama de produtos. Então, meu pai voltou a cultivar raiz forte e a partir daí passamos a produzir a raiz forte em conserva e molho de raiz forte. Como temos uA parte comercial é tocada Paulo Brongel. Ele conta que o foco das ações comerciais é voltada para os pequenos mercados e mercearias de Curitiba e região metropolitana. No entanto, recentemente os produtos da Pratto Fino chegaram às grandes redes de supermercado da capital. “Quando a negociação ocorre com os compradores menores, fazemos de maneira direta. Já pra chegar nos mercados grandes temos a intermediação de uma distribuidora de alimentos de Curitiba”, explica.

Juanice participou, junto com o pai e o marido, do programa Paraná Empreendedor e lançou marca própria pra seus produtos. (Foto: Gerson Klaina)

Juanice participou, junto com o pai e o marido, do programa Paraná Empreendedor e lançou marca própria pra seus produtos. (Foto: Gerson Klaina)

“Trabalhamos em família e isso facilita muito todo o processo. E temos todo o planejamento de qualidade, gerenciamento da marca e do processo de produção. Se não fosse essa decisão e esses cogumelos, provavelmente estaríamos em Curitiba trabalhando com outra coisa e levando a vida”, finaliza Juanice.

Sobre o autor

Eduardo Santana

Eduardo tem 33 anos, é jornalista desde 2003 e fã de Slayer. E-mail: esantana@tribunadoparana.com.br Twitter: @santanation

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Aposta nos cogumelos"


Zilda Romanovski
Zilda Romanovski
3 anos 11 meses atrás
Adorável reportagem, nasci em casa, no Pocinho. Meu pai mora lá ainda, mas quando eramos pequenos migramos para curitiba por causa do ceasa, onde meu pai comercializava batata. Ler uma reportagem assim me traz esperanças de que a qualidade de vida é possível e que é possível se sustentar. Tenho amigos no SENAR em Brasilia, que idealizam e formatam o programa e sempre digo a eles o bem que este serviço traz ao produtor rural. Eu acredito no empreendedorismo e na vida no campo. Parabéns à família por ter confiança e tentar (característica dos polacos) e ao jornal, por motivar… Leia mais »
wpDiscuz
(41) 9683-9504