Publicidade

Curitiba

Primeiro lugar no Vestibular da UFPR tem 17 anos e não fez cursinho

Paula Weidlich
Escrito por Paula Weidlich

“Uma explosão de sentimentos e a sensação de que todo o esforço valeu a pena”, assim o jovem Luigi Galvan Peceguini, de 17 anos, definiu como se sentiu na tarde desta quarta-feira (15) ao saber que foi aprovado em primeiro lugar no Vestibular 2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luigi é o novo calouro do curso Engenharia Mecânica.

Assim que soube do resultado, Luigi recebeu ligação de parabenização do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e partiu para a festa do tradicional banho de lama no Campus Agrárias, no bairro Cabral.

“Eu saiba que tinha ido bem nas provas, esperava ter sido aprovado, mas nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar”, disse o novo calouro. “Eu já estava no carro, indo para o banho de lama, quando recebi a ligação do reitor da UFPR, foi emocionante”, conta Luigi, que conquistou a nota de 926,813, ficando à frente dos 38.453 candidatos que se inscreveram nesta edição do processo seletivo da UFPR.

Disciplina e muito estudo

O jovem que era aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, conta que não fez cursinho e que esta foi a segunda vez que enfrentou as provas do vestibular da UFPR. “No ano passado fiz como ‘treineiro’, para ver como era. Este ano foi para valer, me preparei para isto”, diz Luigi.

+ Leia ainda: Vinícola em Colombo conquista prêmio e coloca espumante feito na RMC entre os melhores do mundo

Saiu o resultado do vestibular da UFPR. Veja a festa dos calouros no Campus Cabral, em Curitiba!

Posted by Tribuna do Paraná on Wednesday, January 15, 2020

Para alcançar seu objetivo e ser aprovado em Engenharia Mecânica, o rapaz, que mora com os pais, adotou uma intensa rotina de estudos. “Eu estudei bastante e planejei meu dia. Me organizei para estudar todos os dias, por pelo menos três ou quatro horas, todas as tardes, após voltar da aula. Só aos domingos eu repassava as matérias que tinham ficado para trás durante a semana e aproveitava para descansar”, revela.

+ Leia também: Coral formado só por homens encanta com apresentações que viralizam na internet

Além da dedicação aos livros e apostilas, Luigi também credita seu bom desempenho às atividades esportivas, que manteve em seu dia a dia para recarregar as energias. “Fazer esportes também fez parte da minha rotina. Gosto de nadar, como hobby, e andar no parque, sempre que dá. Isso também ajudou muito durante minha preparação”, afirma.

Luigi comemora com a mãe, Rosane, o primeiro lugar geral no vestibular da UFPR. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Feliz com a aprovação, Luigi já pensa em seu futuro profissional. “Pretendo seguir carreira na engenharia mecânica, uma área muito importante na atualidade, que pode ajudar no desenvolvimento de novos produtos”, conta o jovem.

Entrada na universidade

Ao todo, 5.698 novos calouros, aprovados em 129 cursos da UFPR. A matrícula dos classificados será entre os dias 25 a 27 de janeiro e de 1.º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus. A matrícula vai obedecer cronograma divulgado em edital.

Sobre o autor

Paula Weidlich

Paula Weidlich

(41) 9683-9504