Curitiba

Curitibana que ganhou ‘Oscar’ do Design pede ajuda para viajar e receber o prêmio na Europa

Escrito por Gustavo Marques

Uma curitibana recebeu nos últimos dias um dos prêmios mais conceituados do mundo no ramo do Design. Luiza Marcelino Nery, faturou o troféu máximo da premiação do iF Gold Award, o “Oscar” em projetos internacionais. A celebração está programada para o dia 15 de maio, no Teatro Friedrichstadt Palast, em Berlim, na Alemanha e devido aos custos, Luiza montou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para a viagem.  

LEIA MAIS – Motorista de aplicativo cria “agência de RH” e cativa passageiros com boas histórias em Curitiba

Luiza, 24 anos, moradora do bairro Jardim das Américas, em Curitiba, é formada em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No trabalho de conclusão de curso (TCC), utilizou o Design de Serviço para repensar a experiência de uma política pública para Curitiba: o Câmbio Verde. O programa, lançado há 32 anos, utiliza a troca de materiais recicláveis por alimentos hortifrúti para pessoas carentes.

LEIA TAMBÉM – Lambe-lambe em Curitiba funciona há 44 anos e prova que não é coisa do passado

“Nem todos conhecem o programa e o trabalho foi envolver o desenvolvimento de um aplicativo, que permite a monitoração do impacto ambiental positivo gerado com as trocas. Além de orientar sobre o descarte adequado de materiais e dar dicas sobre utilização integral de frutas e verduras para diminuir o desperdício”, disse Luiza.

11 mil inscrições de 56 países

Para se ter uma dimensão da conquista da curitibana, a edição 2023 do iF DESIGN AWARD teve quase 11 mil inscrições, de 56 países. No total, 68 projetos brasileiros receberam o mérito, sendo apenas três deles com o troféu máximo da premiação. “Foi uma alegria imensa, família inteira comemorando. Estar na lista já é uma vitória, confesso que não esperava”, confessou a curitibana.

LEIA AINDA – Artista de Curitiba faz anúncio fictício do Gato Preto e ganha contrato de verdade

Segundo Juliana Buso, representante do iF no Brasil, e coordenadora do Centro Brasil Design, esse reconhecimento é mundial e de extrema importância. “O iF Design Award tem 70 anos de idade ininterruptos e se estabelece hoje como uma das premiações de maior importância no mercado global. O Brasil tem ganhado espaço e nossa taxa de conversão está alta, com projetos premiados que fazem sentido, não apenas pelo bom design, mas também por atender os critérios da premiação, como  ideia, forma, função, diferenciação e impacto. Ganhar um iF é um diferencial de mercado, que grandes e pequenos negócios conquistam ano após ano. Temos orgulho da representatividade brasileira na premiação”, reforçou Juliana.

Vaquinha virtual

A confirmação do prêmio é recente, só veio na semana passada. A partir disso, Luiza e sua família estão buscando ajuda para bancar a passagem para a Alemanha, hospedagem, transporte, alimentação, seguro viagem e uma taxa cobrado dos premiados (Winner´s Fee) no valor de 1800 euros. A meta é alcançar R$ 10 mil

VIU ESSA? Aposentado da RMC tem coleção com água benta de 440 diferentes igrejas do mundo

“Lançamos uma vaquinha virtual A minha mãe mandou para todos da família, amigos e estamos nessa correria. Foi surpreendente, e torço que dê certo. Desde já, agradeço a todos pelo apoio, estou muito feliz pela união que está acontecendo”, agradeceu Luiza.

Para contribuir, acesse a vaquinha virtual ou utilize a chave PIX luizamnery@gmail.com

Sobre o autor

Gustavo Marques

(41) 9683-9504