Criança de Curitiba tem mesma doença do "Coringa" (Batman) e precisa de ajuda

Publicidade

Abranches

Família cria vaquinha pra operar o pequeno Bernardo, que sofre com doença rara e “risadas do Coringa”

Gustavo Marques
Escrito por Gustavo Marques

Já são cinco anos de luta do menino Bernardo diante de uma doença rara no cérebro. Apesar de todo esforço, este guerreiro precisa agora de uma forcinha para tentar vencer esta batalha. Os pais estão promovendo uma vaquinha virtual para arrecadar R$ 200 mil para a realização de uma cirurgia na França. O sucesso desta intervenção cirúrgica será fundamental para qualificar a vida deste garotão que adora brincar com bonecos de super-heróis. 

LEIA MAIS – Curitibana antecipa parto do filho na luta contra câncer de mama em plena pandemia

A história do Bernardo é semelhante a de um famoso personagem dos cinemas e dos quadrinhos: o Coringa, que ficou mundialmente conhecido e ganhou força com o lançamento de um filme em 2019. Além de relatar algumas cenas polêmicas deste personagem, os autores alertaram para uma doença pouco conhecida do grande público, a epilepsia gelástica. Este mal provoca risadas descontroladas e involuntárias, que facilmente são confundidas até por médicos. Quem acompanhou o filme do Coringa, vai lembrar da cena do metrô. Ao rir demasiadamente, ele apanha de três jovens. Além disto, o nosso Bernardo tem crises convulsivas que podem provocar desmaios.

LEIA TAMBÉM – Menino de 7 anos dá aula de honestidade em Curitiba depois de bater de bicicleta no carro do vizinho

Esta história foi percebida no segundo dia de vida do Bernardo, quando ele apresentou alguns espasmos como soluço e inquietação. Atentos e preocupados, os pais Cassiano Foltran e Sandra Mara Lopes levaram o filho ao médico, mas o diagnóstico era pouco preciso. Com um ano de vida, a criança apresentou a primeira crise convulsiva, mas com risadas entranhas. Não era de alegria e sim de angústia e com o passar do tempo, o Bernardo entendeu que aquilo não era legal.

Descoberta da doença

A descoberta da doença ocorreu quando Bernardo já estava com três anos e passou por uma ressonância que constatou um tumor na região do hipotálamo (parte central do cérebro). Com o diagnóstico nas mãos, os médicos informaram aos pais sobre a gravidade do caso e chagaram a falar que Bernardo poderia morrer a qualquer momento. “O mundo caiu naquele momento para a gente. Foi muito difícil e ficamos perdidos, pois falaram que ele era uma bomba-relógio. Passamos por especialistas que não tinham resposta para um tratamento de uma doença rara”, comentou Sandra que ainda é mãe da Giovana, de nove anos.  

LEIA TAMBÉM – Vaquinha bate meta e sonho de estudante de medicina da UFPR que morreu poderá ser realizado

Na tentativa de entender o que estava acontecendo com o filho, os pais buscavam a solução na internet e conversavam com outras pessoas que também estavam enfrentando o problema. Uma indicação levou Bernardo para Porto Alegre (RS) para ser atendido pelo neurologista André Palmini. Ao analisar o caso e com informação de colegas, orientou a família que a solução poderia estar em uma cirurgia em Paris, na França. No Brasil, o risco seria maior para a realização desta intervenção, pois o tumor já chegou a 3 cm e está localizado em uma região de difícil acesso.

O custo deste processo, que inclui a cirurgia, passagens de avião e hospedagens por um mês na capital francesa, sai em torno de R$ 200 mil. No entanto, os pais não possuem condição financeira para bancar este valor e por isto criaram a vaquinha virtual do Bernardo. “É uma forma de ajudar, pois estamos percebendo que ele está cada vez mais agressivo e não tem uma vida normal. Ele precisa tomar três remédios controlados por dia e as crises tem aumentado. A cirurgia é a cura do Bernardo e acreditamos nisto”, disse Sandra que está desempregada.

Vamos Ajudar?

Para ajudar o Bernardo, acesse o endereço da vaquinha virtual  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/juntos-pelo-bernardo-sandra-lopes e faça qualquer doação. Caso prefira fazer transferência bancária, a família disponibilizou duas contas. Veja abaixo:

Banco Nubank
Agência 0001 
Conta Corrente 27646166-8 
CPF 023.107.139-61 
Sandra Mara Lopes 

Banco ITAÚ 
Agência 3813 
Conta Corrente 25866-6 
CPF 023.107.139-61 
Sandra Mara Lopes 


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Sobre o autor

Gustavo Marques

Gustavo Marques

(41) 9683-9504