Criança feliz

Hoje é dia de Maria -segunda jornada é a maior novidade desta seção Diz que vem aí. A saga da menina Maria em busca de um mundo melhor estréia amanhã,11, às 23h, na Globo. Continuação renovada da primeira, de janeiro, a microssérie chega no embalo do Dia das crianças com a mesma mistura, de linguagem teatral e música, para mostrar o que acontece depois de Maria realizar o sonho de ver o mar.

Hipnotizada pelas ondas do mar, Maria, da atriz-mirim Carolina Oliveira, perde o rumo de casa, cai na boca de um gigante e vai parar no lixão de uma metrópole. Depois de muito susto, tem como guias Rodrigo Santoro, Dom Chico Chicote, e a paranaense Letícia Sabatella, sua amada Alonsa.

Dez quilos mais magro, para ligar o personagem ao lendário Dom Quixote, Rodrigo Santoro conta como vê Dom Chico Chicote. ?Ele representa a esperança inabalável de alguém que é corajoso e às vezes, louco?. Já Alonsa, na definição de Letícia, ?é uma mulher que está em busca do amor, mas tem um pé na infância?.

Igual, diferente

São os mesmos atores da primeira jornada em papéis diferentes. Daniel de Oliveira faz vários papéis. Protagonista de Cazuza no cinema, Daniel é São Jorge, por exemplo. Já o Bino de Carga Pesada, de demônio, na versão inicial, passa a dono de circo que age como juiz e coloca Maria no lugar de uma boneca.

A narração da história fica por conta dos musicais, que deram muito trabalho a toda a equipe técnica e aos atores, que cantam e dançam cerca de 50 composições. Cidade de papelão, cenários e figurinos de material reciclado serão mostrados em imagens com a resolução cinco vezes maior que o normal: pela primeira vez no País, a gravação foi feita com a câmera de alta definição Viper, da Thompson.

Hebe

O Programa Hebe de hoje recebe, a partir das 22h30, Camilla Amaral, a ex-assessora de imprensa que a Playboy deste mês chama de a musa das CPIs. A cantora Maria Rita é outra convidada para bate-papo e apresentação de duas músicas do novo CD. Atores e um garoto que se destaca no manejo de tesoura e papel são outras atrações.

América amorosa

No novelê do horário nobre, destacam-se alguns ?fatos? previstos para América e Os ricos também choram. Na trama do SBT, finalmente Alberto, de Mário Kieling, conta ao irmão Bernardo, de Felipe Folgosi, que ama a noiva dele, Mariana, de Thaís Fersoza. Já na novela da Globo, tudo gira em torno de amor.

Entre as novidades, o caso à primeira vista da americana May, de Camila Morgado, e do fazendeiro Laerte, de Humberto Martins. A loura não larga, no entanto, do pé de Ed, de Caco Ciocler, que  continua lutando por Sol, da Deborah Secco que se encontra cada vez com mais freqüência com Tião, de Murilo Benício.

Perdoada por Raíssa, de Mariana Ximenes, Lurdinha, de Cléo Pires, ganha um carrão do amado Glauco, de Édson Celulari. Na noite carioca, Creuza, de Juliana Paes, continua aprontando contra o marido. Em Boiadeiros, Leonardo, o cantor sertanejo, é assediado pelas breteiras, enquanto Neuta, de Eliane Giardini, percebe que o filho Júnior, de Bruno Gagliasso, é um rapaz ?diferente? dos outros.

Coisa antiga

Em Essas mulheres, na Record, Leocádia, de Ana Beatriz Nogueira, dá um chega para lá direto na amante do marido, Mariquinhas, e nele próprio, o banqueiro Duarte, de Ewerton de Castro, a quem ameaça com a revelação de segredos. É bem no atual estilo famílias da CPI, ainda que estejam em mil e oitocentos.

Na novela de época das seis na Globo, Alma gêmea, a índiazinha Serena, de Priscila Fantin, assusta a descrente mãe de sua vida passada, Agnes, de Elizabeth Savalla. Conta da regressão espiritual em que soube dos fatos de que a mãe teve filho e ex-namorado que tentou abusar dela na encarnação em que foi Luna.