” Itália Bela Itália “

         

     Minha primeira entrada na Europa não poderia ter sido diferente : Foi de navio chegando do roteiro vindo do Brasil, passando pelas Ilhas de Cabo Verde, Ilhas Canárias ( Espanha ), Marrocos, cruzando o Estreito de Gibraltar ( Inglaterra ) entrando no Mar Mediterrâneo e desembarcando em Savona – Gênova. Estando pela primeira vez na bota, não poderia deixar de pensar na capital Roma e foi para lá que fui diretamente de trem.  Muitas pessoas falam em viajar de trem pela Europa … que é vantajoso e é possível conhecer melhor o velho continente. Sinceramente para mim não foi uma experiência tão boa assim. Achei o trem extremamente apertado, principalmente os corredores. Com malas então não passa de jeito nenhum ! É preciso entrar nas cabines para que outra pessoa passe ou se você quiser passar. Para mim foi um tanto desconfortável. Neste trecho entre Gênova e Roma, está Pisa, 132 km da capital, o lugar que possui ” o erro de arquitetura que deu certo para o turismo “, a famosíssima Torre de Pisa, um dos marcos e cartões postais mais vendidos no país, citada entre as Maravilhas do Mundo ( a que deu errado e certo ao mesmo tempo ). E na verdade é o que chama atenção na torre e na cidade. Se não fosse tal inclinação curiosa, com certeza a cidade não teria tantos turistas.

 

” Quem tem boca vai à Roma !? ” 

    Ditado popular conhecido no Brasil que significa que quem tem boca pode ir a qualquer lugar, basta falar e perguntar … tudo haver com estas colunas … porém este ditado está errado e foi  deturpado, sendo modificado para o nosso português e assim o conhecemos, poucas pessoas sabem disso. O verdadeiro ditado seria : ” Quem tem boca vaia Roma ! “ no sentido do verbo ” vaiar “, vindo da época dos absurdos aplicados e causados em Roma por seus políticos, governantes, Imperadores ou Césares.     

Roma foi a primeira cidade a ter mais de um milhão de habitantes. Para mim a cidade mais linda e encantadora do mundo ! Se você me perguntar qual a cidade para ir, caso esteja em dúvida ou com muito medo de se aventurar … digo de cara sem pensar : ” – Vá para Roma ! ” … vá para a Cidade Eterna e encante-se com os monumentos da história e sua ruelas charmosas e pitorescas que estão por todo o país. É claro que existem tantas maravilhosas e conheço algumas que são boas concorrentes, mas Roma é mais que uma cidade, é o PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARTÍSTICO mais importante de todo o mundo com uma atmosfera contagiante quando se caminha pelas ruas e becos percebendo os detalhes do Império Romano ( ou o que sobrou dele ) … O Forum Romano … o Arco de Constantino … não é à toa que já fui 3 vezes e quem sabe retorne já que jogar uma moedinha na Fontana di Trevi é mais que tradição, faz parte do romantismo. E segundo a famosa lenda; quem joga uma moeda de costas para suas águas, volta ! O que posso dizer é que comigo sempre deu certo, pois desde a primeira vez que fui não contava realmente com o retorno … mas lá estava eu novamente presenciando a essência da civilização ocidental. E como joguei a moeda de novo, acredito que retornarei ainda mais uma vez … que chato. É um dos lugaresmais p,rocurados e para tirar fotos é necessário boa dose de paciência devido a quantidade de pessoas de todas as partes do mundo querendo sua lembrança.        

Porém, como toda cidade grande, sempre tem alguns aproveitadores que podem tentar lhe roubar ou furtar, fique atento, pois o movimento é grande, desconfie das gentilezas. Uma indicação relativamente barata e agradável de hospedagem é o Hotel Valle que fica a poucas quadras do Coliseu, o exclusivo cartão postal e símbolo máximo da cidade e possivelmente do país, pois é a 6ª Maravilha do Mundo Moderno, quer mais ? Apesar de todo esse tempo e ter passado por várias reformas e transformações, permanece lá, em pé e ostensivo como o maior símbolo romano … ” – Ave, César ! “. Fotos com os ” gladiadores ” faz parte do show, afinal é só lá que você vai vê-los, mesmo sendo ” atores ” ou ” aproveitadores ” que lá estão para ganhar a vida.  

    Prepare os pés, pois é um lugar para se andar, andar e admirar; Praças encantadoras e românticas, o primitivo Castelo de Santo Ângelo ou Sant´Angelo que fica às margens do Rio Tibre, em frente à ponte de mesmo nome Sant´Angelo. É também chamado de Mausoléu de Adriano, imperador que iniciou a construção para enterrar a família sendo mais tarde utilizado como estrutura militar, fortaleza dos Papas e até prisão, tornando-se museu. Não é muito grande em comparação a outros castelos europeus e possui um formato cilíndrico peculiar que influenciou outros castelos como por exemplo o Forte de São Marcelo em Salvador/BA ( Brasil ).  E também é possível visitar a Basílica de São Pedro no VATICANO, uma das Maravilhas no Mundo, dentro de Roma e considerado o menor país do planeta, para alguns apenas um estado. Com sorte dá para ver o Papa e com certeza entrar na famosa Capela Cistina pintada por Michelangelo. Para mim, nada tão exorbitante. Para quem gosta de arte, não existe lugar melhor juntando-se a Paris na França. Particularmente, prefiro mesmo as ruas e a arquitetura externa, sem esquecer ainda do Pantheon ( Panteão ou Panteão de Agripa devido ao sobrenome do estadista Marco Vipsânio Agripa ou Marcus Vipsanius Agrippa ), o único edifício construído naquela época que permanece em pé e intacto. Só mesmo os deuses para permitirem tal façanha.  

     Detalhe talvez não sabido por muitos turistas que passam por Roma são as suas catacumbas dos restos mortais de milhares de corpos ( Mártires … Santos … Papas e talvez Imperadores ) que encontram-se embaixo da Praça de São Pedro no Vaticano. Por onde se desce e quais as respostas para esse assassinato em massa, somente os pesquisadores que estudam essas teorias podem dizer, mas a verdade mesmo de tudo isso, para mim, ficou lá no passado.

  

     Em 2007 embarquei no navio Legend of the Seas em Civitavecchia, porto e província de Roma a aproximadamente 100 km. Uma cidade italiana de parada do navio foi Nápoles. Existem várias opções para se conhecer nas redondezas de Nápoles o qual seu histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os tours mais famosos são para Herculano e Pompéia, as cidades devastadas pelo Vesúvio, finalista entre as Maravilhas da Natureza, o vulcão mais perigoso do mundo que pode explodir a qualquer momento e matar mais de 3 milhões de pessoais nos dias de hoje, causando a maior catástrofe d,e todos os tempos. Sinceramente não entendo como tantas pessoas vivem ao redor deste risco. E ainda tem a famosíssima Ilha de Capri com seus jardins, mar e rochedos estupendos em frente ao azul da Costa de Amalfi onde várias celebridades passam férias por lá … tanto Amalfi como Pompéia, são citadas como outras Maravilhas do Mundo.

E prepares-se mesmo para conhecer Pompéia, uma das maiores experiências do mundo antigo. Simplesmente encantadora ! É passagem obrigatória para todo professor de história, uma sensação incrível e até assustadora ao ver os corpos que ali permanecem petrificados com as cinzas deixadas pela erupção do Vesúvio ( 79 d.C. ) que aparece imponente no horizonte. É necessário citar que Pompéia tem um destaque em relação à prostituição e ao sexo que corria solto por todos os lados, um verdadeiro ninho do pecado ! E isso inclui a prostituição masculina, o homossexualismo e swingers, em todos os níveis, desde os escravos até a alta elite. Não é à toa que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. E isso era de grande lucro e até incentivado por alguns imperadores, mais especificamente Calígula e Nero que também lucravam com a fornicação geral, evidentemente.   Até hoje foram encontradas 6 termas em Pompéia, que ficou conhecida como a capital do sexo, onde eram os locais mais específicos para a prática preferida do povo. Não é de se questionar a maneira praticamente instantânea que a cidade e seus habitantes sumiram do mapa ? Assim como Sodoma e Gomorra, as duas cidades judaico-cristãs que foram destruídas por Deus, segundo a Bíblia ? Não seria uma revolta da Mãe Natureza, do Vesúvio ou mesmo a Ira de Deus ? E o pior de tudo é que na verdade isso não se compara à Roma, pois Pompéia era uma pequeníssima cidade dominada pelos romanos … imagine na grande capital !? A diferença é que foi em Pompéia que encontraram mais evidências que vieram à tona.  O museu de Nápoles possui obras, pinturas e estátuas que foram proibidas por anos à visitação pública, pois é o lado chocante achado nas escavações locais. É onde tinham os bordéis mais antigos do mundo e o falo ( pênis ) é expressado de um forma bem avantajada, exagerada e explícita, o que também pode ser visto nas ruínas de Pompéia ( ruas, calçadas e paredes )  até hoje. Nas entradas dessa antiga cidade, vai encontrar uma tradição diferente; desenhos e sulvenirs bem pornográficos, mais especificamente em formato de pênis mesmo, que era símbolo de sorte e fertilidade no mundo antigo. São vendidos por todas os lados … eu é que não quero esse tipo de sorte para lembrança ou de presente. Herculano possui também lugares a se desbravar e está sempre em restauração e preservação, pois o tempo e a erosão pode acabar com o que resta daquela época que entrou para história. Possui lojas de jóias em corais absolutamente lindos. O fato é que nem o mais poderoso império da época impediu Pompéia e Herculano de se calarem na escuridão das cinzas de uma erupção. Com certeza essa cidade vizinha de Pompéia, também tinha o seu grande pecado para merecer esse fim. 

Bem próximo ao porto de Nápoles dá para ir à pé do navio até o Castelo Novo ou New Castle ou Castel Nuovo ou Maschio Angioino, um Castelo Medieval que foi desabitado por 3 anos após seu término, sendo ocupado primeiramente por Carlos II de N&aacute,;poles. Passou por algumas transformações e saques deixando de ser moradia da realeza virando fortaleza militar, símbolo e o centro histórico da cidade. Hoje virou uma espécie de museu onde é possível ver embaixo de uma estrutura de vidro, algumas tumbas, ossos e corpos. Um tanto tétrico e assustador, porém dá para imaginar o que será que aconteceu por lá e está a disposição para visitas, assim como os outros castelos europeus ainda mais famosos que este que é pouco divulgado ou famoso.   

     Veneza fica 532 km de Roma e é a cidade das águas no lugar das ruas e dos barcos no lugar dos carros, onde celebridades adoram aportar por lá. É um lugar relativamente caro devido a isto. O passeio romântico de gôndola por seus canais que são citados entre as Maravilhas no Mundo é obrigação de qualquer turista ou viajante que se preze. Alguns trechos são tão apertados que só passa uma gôndola por vez, por isso os gondoleiros vão gritando tipo um ” oi, oi … hey, hey ” como se fosse uma buzina para avisar algum outro que pretenda entrar no beco antes de você sair. Uma boa dica é fazer o passeio de gôndola no fim da tarde, por volta das 19:00 hs, pois ainda é claro e a maioria das pessoas está jantando … evita os grandes congestionamentos comuns em certas horas do dia.  É um lugar adorado por muita gente ligada ao romantismo e também um lugar muito procurado por casais em lua de mel. Dizem que se um casal se beija embaixo da ponte dos suspiros fica eternamente apaixonado, superstições italianas, mas a moedinha da Fontana di Trevi funcionou, quem sabe essa também. Caso não tenha mesmo como ir à Veneza italiana, vá à Veneza brasileira mesmo … próxima à cidade de Criciúma em Santa Catarina está Nova Veneza que tem até gôndola de verdade !

Apesar de ser um lugar muito interessante, Veneza não é assim tão imperdível, pois no verão um cheiro permanece no ar em certos lugares, fato não muito agradável e nem mesmo as águas são um verdadeiro paraíso, mas é um lugar a ser visto antes que acabe, principalmente porque também poderá desaparecer com o aquecimento global. Veneza não é lugar de praia ! A tal Lido que é bem badalada e fica em outra ilha é cara e horrível … se quer praia procure outro destino, aqui é a Praça de São Marcos ( Piazza San Marco ou St Mark´s Square ) que impera e lidera como ponto turístico, pois é famosa e bela, também PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE e da UNESCO, além de também ter sido citada como uma das Maravilhas do Mundo. Infelizmente já parece uma piscina em certas enchentes, assim como vários prédios já foram abandonados em seu primeiro andar, pois a água que define Veneza como diferencial é uma relação de amor e perigo devido a elevação e invasão da ” áqua alta “, como é chamada pelos engenheiros que estão lá lutando para vencê-la.

     Visite a Praça e a Basílica de São Marcos ( que realmente é muito linda ) antes das 10 da manhã … serão só você e os pombos, porque chega a ficar intransitável ! Três curiosidades a respeito dessa praça é que existe outra St. Mark´s Square na cidade de Zagreb na Croácia ( país interessante ).  O Campanário com quase 100 metros de altura, não é mais o original que desmoronou no início do século XX. Dentro da Basílica é o ponto mais baixo de toda Veneza ( 1,2 metros abaixo do nível do mar ), porém você só irá conhecer, entrar ou descer a este ponto caso se case lá … e com muitos meses de reserva antecipada, evidentemente. Caso queira se sentir um verdadeiro veneziense, vá ao Mercado Riato e viva o espírito desta diferente cidade que merece destaque mundial.           

,

                                                

     A Ilha da Sicília é a grande Ilha ao Sul da Itália facilmente avistada e avisada pela tripulação dos cruzeiros que ali navegam. ” É a bola que a bota chuta ” e famosa pelas estórias dos mafiosos ( na verdade não sei se eles vivem lá ) … e também é uma parada interessante sendo que ainda encontramos ilhas menores e maravilhosas como Lavignana e mais ao sul Lampedusa que pertence às Ilhas Pelágias, uma verdadeira maravilha calcária o qual já foi comparada a Galápagos e pouco citada nos livros de viagem, talvez por ser a mais escondida, afastada, menor, desconhecida e intacta da região e, apesar de pertencer politicamente à Itália, geologicamente já está no continente africano, mais perto ainda da Tunísia, bem ao lado da REPÚBLICA DE MALTA, outra ilha e país independente que também possui o turismo como seu maior atrativo ( estará em futura publicação ). Englobar tudo isso em um roteiro é com toda certeza uma viagem inesquecível.  É rocha e mar … parecidas com as Ilhas Gregas e as águas são realmente lindas variando do azul ao verde esmeralda. Este é o tipo de lugar incomum que eu adoro e que valem a pena ir ver para viver !   

www.italiantourism.com /www.italia.it /www.vatican.va / www.comune.venezia.it / www.lampedusa.to   

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 09/05/2011 > TURQUIA

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo