Nova versão de “O Predador” supera o clássico, mas não resolve os problemas do passado

O Predador. Foto: Divulgação

Quem me conhece sabe como eu sou apaixonado por histórias de extraterrestres. O cinema hollywoodiano já me presenteou com várias produções sensacionais: “Arquivo X”, “ET – O Extraterrestre”, “Alien”, “Guerra dos Mundos”, “A Chegada”. Esses apenas são alguns dos exemplos. Porém a saga que nunca me animou foi “O Predador”, há vários motivos que vão desde ser xenofóbico e machista em um roteiro fraco.

Tá, mas antes da crítica, vamos entender do que se trata a nova versão. É uma nova gravação da mesma história do primeiro? Não. É bem diferente. Uma nova espécie alienígena chega do espaço a Terra. Quinn McKenna (Boyd Holdbrook) está em uma missão que acaba tomando um rumo diferente após a queda de uma nave dos novos seres. Ao descobrir do que se trata, descobre que os visitantes são os mesmos que assombraram o planeta há 30 anos e que vieram mais fortes. Veja o trailer:

O clássico de 1987 não é tão ruim assim, a saga de Arnold Schwarzenegger até chega apresentar técnicas cinematográficas muito pouco utilizadas em filme de ação. O longa se passa em apenas um único dia, a maioria das cenas são externas e durante o dia. Quem manja um pouco de direção sabe que é difícil conseguir fazer um filme assim sem a variação climática e iluminação constante. O monstro de outro planeta também foi uma novidade na época, porém foi inspirada pela cultura afro de forma pejorativa, a força masculina também rechaça a das mulheres. Tá, naquela época não se discutia muito sobre esses temas como hoje.

LEIA MAIS: Cadê Margot? Pai tenta descobrir o paradeiro da filha sozinha com ajuda da internet

O Predador. Foto: Divulgação
O Predador. Foto: Divulgação

Mas é ai que eu chego a minha conclusão, o reboot que acaba de chegar aos cinemas poderia reverter todos esses problemas do passado. Assim como foi nos últimos filmes “Star Wars”, por exemplo. Porém não fazem o trabalho de casa. O novo “Predador” tem praticamente piadas sem graças e desvalorizam as mulheres. Há uma cena que Quinn McKenna (Boyd Holdbrook), o Arnold Schwarzenegger da nova versão, manda a doutora Casey Bracket (Olivia Munn) cuidar de seu filho Rory McKenna (Jacob Tremblay), essa atitude desvaloriza o poder feminino na trama, rebaixando a personagem feminina. E isso acontece várias vezes na nova versão.

LEIA TAMBÉM: Conheça o ‘Megatubarão’ sem efeitos visuais

Eita, mas o filme é tão ruim assim?! Não, o novo “Predador” é mais dinâmico, ágil e cheio de ações do que o primeiro. Diferente do clássico, o arqui-inimigo dos humanos já dá as caras logo no começo. É um ótimo filme para ser visto em 3D ou no IMAX e é isso.

O Predador. Foto: Divulgação
O Predador. Foto: Divulgação

O reboot tem direção de Shane Black (Homem de Ferro 3), produzido por John Davis (Norbit e A Creche do Papai) e conta no elenco as atuações de Alfie Allen (Game of Thrones), Boyd Holdbrook (Narcos), Jacob Tremblay (O Quarto de Jack), Olivia Munn (Oito Mulheres e um Segredo) e Lochlyn Munro (Riverdale).

“O Predador” estreou nesta quinta (13) nos cinemas de Curitiba.

Avaliação: ⭐⭐1/2
Pra quem gosta: ação/ficção científica
Pra assistir: com amigos
Filmes/Séries semelhantes: Distrito 9, Prometheus e O Vingador do Futuro

Curitiba recebe festival que promete surpreender o público