Em ‘World of Madame X’, Madonna mostra sua paixão pela língua portuguesa

Cena de World of Madame X. Foto: Divulgação/Steven Klein

O videoclipe é uma das melhores formas de o artista divulgar seu trabalho, é uma mistura de comercial para televisão com filme de curta-metragem. Alguns artistas vão além e decidem criar um projeto audiovisual mais potente. Uma das tendências é o álbum visual ou documentário contando o processo criativo do seu novo projeto musical.

Pink Floyd foi uma das primeiras bandas a embarcar nesta forma de divulgação, com o elogiado The Wall, no qual a banda transformou seu álbum de mesmo nome, lançado no final de 1979, em um filme de televisão com um pouco mais de 90 minutos.

LEIA MAIS: Donald Glover lança filme com Rihanna

Outros destaques desse gênero são: Beyoncé, em parceria com a HBO, com Lemonade; o duo-eletrônico Daft Punk, quetrouxe o universo galáctico em Interstella 5555; os islandeses da banda Sigur Rós, que mostraram as paisagens bucólicas do país nórdico em Heima; e, por último, o vocalista da banda Radiohead, Thom Yorke, que lançou recentemente, junto com a Netflix, o maravilhoso Anima, curta-metragem dirigido por Paul Thomas Anderson.

Madonna não ficou pra trás e decidiu se aventurar no projeto audiovisual e lançou, no final de junho, o World of Madame X, documentário que mostra todo o processo criativo, curiosidades e histórias por trás das músicas que estão presentes em seu recente álbum Madame X.

Cena do filme “World of Madame X”. Foto: Reprodução/YouTube

Nuno Xico, cineasta português que já trabalhou com a cantora em vídeo para Rebel Heart Tour e Secret Project Revolution, e também foi um dos editores do filme Lemonade, de Beyoncé, foi responsável por dirigir o documentário recém-lançado, a convite da própria rainha do pop.

World of Madame X mostra Madonna em vários pontos turísticos de Lisboa, suas principais inspirações, sua conexão com os gêneros musicais lusófonos, artistas que fizeram parte da produção do álbum e histórias sobre quatro dos clipes já lançados – Medellín, com Maluma; Crave, com Swae Lee; Dark Ballet e God Control.

Uma verdadeira obra de arte, o filme é uma viagem de protesto e reflexão sobre os problemas políticos, sociais e tecnológicos. Madonna, mais uma vez, se reinventa, critica e mostra que utiliza a música como forma de resistência.

O filme se encontra disponível no Prime Video.

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem gosta: 
documentário
Pra assistir: 
amigos, crush e sozinho
Filmes/Séries semelhantes:
Lana Del Rey: Tropico, Florence and the Machine: The Odyssey e Tommy.