‘Guava Island’ é um festival de músicas sobre sonhos e realidade

Cena do filme "Guava Island". Foto: Divulgação/Prime Video

Colonização de exploração, sociedade fragilizada economicamente – mesmo com o progresso tecnológico –, governo autoritário e a falta de liberdade de expressão, qual país segue com essas características? Podemos citar vários. Não só os que estão na América Latina, mas também os presentes na Ásia e África, não é mesmo?

Guava Island é a representação de todos estes países. O novo filme do cineasta Hiro Murai, conhecido por dirigir a série Atlanta e o elogiado videoclipe This is America do cantor norte-americano, Childish Gambino – codinome artístico de Donald Glover – mostra o drama de um cantor (Donald Glover) e seu povo que vive na Ilha de Guava, a ambição por uma vida de liberdade é o ponto-chave do longa. Veja o trailer:

Para ver o vídeo com legenda, basta clicar no ícone legendas, depois em configurações, legendas, traduzir automaticamente e coloque na opção português.

Um delicioso musical, o filme retrata piamente os costumes de uma sociedade latina injustiçada, sonho de mudar de vida, o jeito alegre deste povo em levar a vida, filmado em uma câmera super 8, com uma estética tropical de cores quentes que lembram as obras do pintor brasileiro Di Cavalcanti, como a obra O Samba.

Obra ‘O Samba’ de Di Cavalcanti. Foto: Divulgação

Em uma entrevista divulgada no porta G1, o ator Donald Glover reveleou que o longa teve inspiração no filme Cidade de Deus. De fato, há grandes semelhanças da obra de Fernaqndo Meirelles como a representação cultural de uma população pobre, moradora da periferia e a banalização da violência..

Mas o filme de Hiro Murai há uma reminiscência muito grande no filme franco-italo-brasileiro de 1959 de Marcel Camus, Orfeu Negro. A produção clássica, que foi baseada na peça teatral de Vinicius de Moraes, é um musical que retrata a vida do sambista Orfeu que vive no morro e é apaixonado por Eurídice. A trama discute a obsessão da morte, fé e amor.

+ Filme considerado mais feio do ano estreia em Curitiba

+ Comédia francesa realiza o sonho de todo mundo

Guava Island segue realmente a mesma premissa de Orfeu Negro, mas ao contrário da obra de Camus, Murai utiliza as próprias músicas de Childish Gambino no romance e traz o próprio cantor – que é conhecido como Donald Glover no mundo cinematográfico – e a cantora Rihanna. As atuações delicadas e simples trazem química excepcional entre os artistas.

Orfeu Negro, de 1956, e Guava Island, 2019. Imagem: Divulgação
Orfeu Negro, de 1956, e Guava Island, 2019. Imagem: Divulgação
Orfeu Negro, de 1956, e Guava Island, 2019. Imagem: Divulgação

O musical romântico é uma excelente produção para assistir com os pés balançando. O filme é original da Amazon Prime Video e está disponível na plataforma de streaming dela.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta: musical, romance
Pra assistir: sozinho, com crush
Filmes/Séries semelhantes: Green Book – O Guia e Limonade