“Democracia em Vertigem” é uma verdadeira aula sobre o atual momento político

Imagem: Reprodução/Netflix

O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff foi conturbado culminando em crise que se alastra até os dias atuais. O estouro das denúncias contra a corrupção dentro da Petrobrás dando inicio a Operação Lava-Jato, crise econômica e política fizeram a população brasileira ser dividida entre os que acham ou não que o impeachment de Dilma foi golpe.

Em 2018 dois documentários polêmicos mostraram como funcionou toda a movimentação do julgamento do afastamento da primeira mulher presidente da república brasileira, são eles: O Processo, de Maria Augusta Ramos, o qual trazia os bastidores e estratégia de defesa dos políticos aliados da petista, liderado pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT); e Excelentíssimo, de Douglas Duarte, um filme lançado em novembro, que segue o mesmo estilo da obra de Ramos diferenciando em apenas nas entrevistas realizadas.

LEIA TAMBÉM: O que chega na Netflix em julho

A Netflix acaba de lançar seu novo documentário sobre o fato: Democracia em Vertigem. O filme é uma obra de Petra Costa, a cineasta que ficou conhecida por contar a história através de arquivos pessoais sobre o suicídio de sua irmã no longa intitulado Elena (2012).

No novo longa, Costa se diferencia dos outros dois documentários citados anteriormente por contar o momento histórico através da sua vida pessoal. Assim como em Elena, Petra utiliza os registros históricos de sua família, as próprias gravações em que fez nas principais passeatas e arquivos jornalísticos sobre o assunto. A sua singularidade também está na sua interferência familiar, ela é parente de Aécio Neves e seu avô foi um dos fundadores de empreiteira envolvida no esquema de corrupção e processada na Operação Lava-Jato. Assista ao trailer:

Uma verdadeira aula, Democracia em Vertigem se destaca por contar a evolução do Brasil no período pós-Ditadura Militar, a ascensão e crise do governo PT, a fragilidade do sistema democrático brasileiro e a volta da direita no poder.

LEIA MAIS: “Deslembro” não é só sobre Ditadura Militar

O documentário impressiona pela agilidade na edição e ganha força pelas reflexões causadas através da narração de Petra.

Democracia em Vertigem estreou na última quarta-feira, 19, e está disponível na Netflix

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta:
documentário
Pra assistir:
sozinho
Filmes/Séries semelhantes:
Cabra Macho Marcado para Morrer, Entreatos e Gretchen – Filme Estrada