Filme sobre impeachment da Dilma tem sessões lotadas e é aplaudido de pé

O impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff virou um documentário dirigido por Maria Augusta Ramo, diretora da elogiada trilogia sobre o sistema judiciário: “Justiça”; “Juízo” e “Morro dos Prazeres”, documentários que revelam a vivência dos presos no Brasil.

No novo longa de Maria Augusta, “O Processo“, retrata os momentos que levaram o impeachment da ex-presidente Dilma. O documentário estreou no Festival de Berlim e teve ótima repercussão, sendo inclusive o filme com maior público e aplaudido de pé. Filme ficou em terceiro lugar na escolha do público da seção Panorama.

Pôster do filme "O Processo". Foto: Divulgação
Pôster do filme “O Processo”. Foto: Divulgação

Após estreia ótima na gringa, “O Processo” teve sua estreia nacional no último domingo (15) no 23ª edição do Festival É Tudo Verdade. E para surpresa de todos, teve as duas sessões lotadas.

Segundo a Folha de S. Paulo, a estreia nacional teve presença de apoiadores da ex-presidente, inclusive com gritos de “Volta, Dilma” e “Lula Livre”. A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, enviou uma nota para ser lida antes da última sessão.

“O lançamento deste filme é muito importante para que o Brasil e o mundo tenham a verdadeira dimensão do golpe praticado em 2016 contra o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff. O golpe continua a produzir seus efeitos nas destruições de direitos dos trabalhadores e teve agora seu ápice com a prisão do ex-presidente Lula.”

Para realização do longa, a diretora passou vários meses em Brasília, acompanhando o passo a passo do processo. Além das filmagens nos corredores do Congresso Nacional, coletivas de imprensas e registro da votação, o documentário também traz bastidores que não foram mostrados em noticiários. Foram mais de 450 horas de filmagens.

O Processo” estreia nas salas de cinema no dia 17 de maio.

Confira o teaser:

Saiba quem é quem na série inspirada na Operação Lava-Jato, “O Mecanismo”