Crítica

Documentário da Netflix é uma linda homenagem ao legado de Walter Mercado

Cena de "Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado". Foto: Reprodução/Netflix

O interesse pelo mundo místico e da astrologia cresceu com o passar do tempo. Afinal, quem aqui não tem um amigo ou alguém da família que é fascinado por mapa astral, horóscopo e afins, que atire a primeira pedra.

Das revistinhas do veterano João Bidu à nova geração de jovens astrólogos, como a famosa influenciadora digital da Madama Brona, todos conseguiram um lugar ao sol na mídia, em parte, graças ao trabalho do astrólogo e vidente porto-riquenho Walter Mercado.

VEJA TAMBÉM: O filme mais sem graça da Netflix

Walter Mercado fez sucesso na televisão entre os anos 60 e 90, com seu visual andrógino, vestimentas extravagantes, penteado volumoso e seus famosos bordões “ligue djá” e “mucho mucho amor”, o primeiro inclusive se popularizou apenas no Brasil, por causa do comercial sobre consulta astrológica via telefone na década de 90. E agora, o artista acaba de ganhar um documentário, que foi lançado no dia 8 de julho na Netflix.

Em Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado, o público é convidado a conhecer a verdadeira história do astro, na obra que revela curiosidades de sua vida profissional e pessoal, além de mostrar a ascensão e o seu sumiço nos anos 2000.

O filme

Uma linda e delicada biografia. O documentário de Cristina Cosntantini e Kareem Tabsch traz artistas e entes queridos que marcaram a vida do astrólogo, que morreu em novembro de 2019. O filme ainda registra os momentos finais e serenos do Walter, que acreditava ainda em ter mais 20 anos pela frente.

Cena de “Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado”. Foto: Reprodução/Netflix

A produção ainda mostra o sumiço do astrólogo dos meios de comunicação. Depois de batalhar na justiça pelo direito de uso de seu nome, que, segundo ele, foi adquirido por seu antigo empresário Bill Bakula, após a assinatura de um documento em que Walter alega não ter consciência dos termos escritos, o artista também foi acusado de enganar o público com o serviço de consultoria astrológica por via telefônica. Há relatos de vários clientes que testemunharam terem sidos enganados e terem perdido dinheiro com falsas previsões feitas pelo serviço.

CONFIRA MAIS: Quatro filmes da Netflix estão na lista por uma vaga na categoria de melhor filme do Oscar 2021

Neste momento, o filme erra ao relatar as polêmicas de forma rápida sem aprofundamento. Diferente quando dar ao vidente o direito de responder sobre sua sexualidade, por exemplo.

Mesmo assim, Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado impressiona com a estética esotérica que os cineastas resgatam entre registros televisivos e depoimentos de profissionais, artistas e familiares do astro, criando os capítulos através das cartas de tarô. O trabalho minucioso faz o documentário encantar o público, com a presença de um filme que se tornou uma verdadeira homenagem ao legado deixado por Walter Mercado.

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem curte: documentário
Pra assistir com: amigos, sozinho, com crush, família
Filmes e séries semelhantes: Amy, This is It e Visages, Valleges


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?