8º Olhar de Cinema revela filmes da Mostra Olhares Clássicos

Cena do filme 'Cantando na Chuva'. Foto: Divulgação

A 8ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontece entre os dias 5 e 13 de junho. E nesta quarta-feira, 17, foi divulgado os filmes que irão participar da Mostra Olhares Clássicos, sessão dedicada às produções que marcaram a história do cinema ao longo dos anos.

Neste ano, a mostra irá homenagear cineastas que faleceram recentemente, como Stanley Donen, Nelson Pereira dos Santos, Jonas Mekas, Nicolas Roeg e Germaine Dulac.

“Os filmes da seleção de Clássicos deste ano falam diretamente do seu período para o nosso, por meio de uma relevância envolvente. São grandes obras que podem ser assistidas várias vezes, adquirindo assim novos significados e encantos”, diz Aaron Cutler, um dos programadores para longas-metragens do Olhar de Cinema.

+ Conheça as mulheres que fizeram histórias no cinema brasileiro e mundial

+ Netflix produz filme unindo as histórias de Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz

O festival mais uma vez volta a destacar mulheres que fizeram história no mundo da sétima arte. Na oitava edição, para a mostra clássica, a cineasta homenageada da vez é a francesa Germaine Dulac (1882-1942), a artista terá dois curtas e um média-metragem exibido no festival, são eles Danses Espagnoles (1928), Celles qui s’em font (1928) e La Cigarette (1919).

Filme da cineasta francesa Germaine Dulac, ‘La Cigarette’ é um dos destaques da Mostra Olhares Clássicos. Foto: Divulgação

Nelson Pereira dos Santos é o brasileiro que recebe destaque da nova edição. Falecido no final de abril do ano passado, o cineasta terá seu longa Memórias do Cárcere (1984) exibido na mostra. A obra é uma adaptação do romance literário de Graciliano Ramos e é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

+ Novo filme de Rihanna com Donald Glover é uma releitura de Orfeu Negro

+ Filme considerado o mais feio do ano estreia em Curitiba

O clássico musical norte-americano Cantando na Chuva volta às telonas fechando os homenageados da Mostra Olhares Clássicos. Dirigido por Stanley Donen e estrelado por Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O’Connor, o filme é considerado um dos melhores musicais de todos os tempos.

Confira a lista completa dos filmes da Mostra Olhares Clássicos:

A Longa Caminhada
Direção: Nicolas Roeg
Duração: 100 min
Ano: 1971
País: Austrália/Reino Unido

Cantando na Chuva
Direção: Stanley Donen
Duração: 103 min
Ano: 1952
País: EUA

Memória do Cárcere
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Duração: 185 min
Ano: 1984
País: Brasil

Reminiscência de uma Viagem à Lituânia
Direção: Jonas Mekas
Duração: 82 min
Ano: 1972
Países: Lituânia/EUA

Celles qui s’em font
Direção: Germaine Dulac
Duração: 6 min
Ano: 1928
País: França

La Cigarette
Direção: Germaine Dulac
Duração: 56 min
Ano: 1919
País: França

Danses Espagnoles
Direção: Germaine Dulac
Duração: 7 min
Ano: 1928
País: França

A Mostra principal do Olhar de Cinema será divulgado dia 9 de maio. Mais informações acesse o site do festival.