Conheça mulheres que fizeram histórias no cinema do Brasil e do mundo!

Maryl Streep no filme "A Escolha de Sofia". Foto: Divulgação

Quem é a sua atriz favorita? Aí é fácil escolher, não é mesmo? Tá, mas você consegue me dizer o nome de um filme dirigido por uma mulher? Dificil, né? Aliás, você sabia que quem preside a Lucasfilm, produtora da saga Star Wars que agora pertence à Disney, é uma mulher? Pois é, as mulheres fazem histórias no cinema e muita gente nem sabe disso.

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostra que apenas 20% dos filmes são liderados por mulheres, os dados fazem parte do informe de mercado sobre sobre a Diversidade de Gênero e Raça nos Longas-Metragens Brasileiros.

LEIA MAIS: Cineasta Gabriela Amaral Almeida explica como se sente dirigir um filme de gênero terror

A falta de abertura de mercado, preço de equipamentos, dificuldade de financiamento de projetos e participação em editais governamentais revelam a pouca presença feminina em cargos direção e roteiro nos filmes lançados no Brasil.

Isso mostra que, infelizmente, o mercado cinematográfico tem muito que aprender, valorizar e trazer representatividade destas profissionais.

CONFIRA TAMBÉM: Filmes que chegam nos cinemas de Curitiba na semana da mulher

Nesta data dedicada às mulheres, 8 de março, o Blog Não é Spoiler decidiu homenagear as grandes cineastas, produtoras e atrizes que fizeram histórias na sétima arte.

Alice Guy-Blaché

Foto: Divulgação

Foi a primeira a mulher a dirigir um filme e tem mais de 1000 produções no currículo. Blaché também foi a primeira mulher a ter seu próprio estúdio cinematográfico.

Carmen Miranda

Carmen Miranda. Foto: Divulgação

A cantora e atriz foi a primeira artista brasileira com nacionalidade portuguesa a ganhar uma estrela na Calçada da Fama. Dos 21 filmes no currículo, Carmen Miranda fez 14 longas só nos Estados Unidos.

Carmen Santos

Foto: Reprodução

Carmen Santos foi uma das mulheres mais importantes no cinema brasileiro. Foi atriz, produtora, roteirista e diretora. Seu maior projeto foi no filme “Inconfidência Mineira”.

Edith Head

Foto: Divulgação

Você pode achar que já viu ela em algum lugar, mas tá enganado. A artista foi homenageada na animação “Os Incríveis” como papel de Edina. Head é conhecida por ser a figurinista com mais indicações no Oscar, no total foram 35 e levou 8 pra casa.

Fernanda Montenegro

“Central do Brasil” Foto: Divulgação

A carioca é a primeira atriz brasileira a ganhar uma indicação no Oscar na categoria Melhor Atriz pela atuação no filme “Central do Brasil” em 1999.

Hattie McDaniel

“E o Vento Levou”. Foto: Divulgação

Foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar. McDaniel ganhou o prêmio na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em 1940 por sua atuação em “E o Vento Levou”.

Halle Berry

“A Última Ceia”. Foto: Divulgação

Foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar na categoria de Melhor Atriz. Berry levou a estatueta em 2002, pela atuação no filme “A Última Ceia”.

Kathleen Kennedy

Kathleen Kennedy é presidente da Lucasfilm. Foto: Divulgação

Kathleen Kennedy preside a Lucasfilm após a venda da companhia à Disney e é considerada a produtora mais poderosa do cinema atual. Ela é conhecida por ter produzido os clássicos “E.T – O Extraterrestre”, “A Cor Púrpura” e os novos filmes de “Star Wars”.

Kathryn Bigelow

Kathryn Bigelow com os prêmios do Oscar pelo filme “Guerra ao Terror”. Foto: Divulgação

A ex-mulher de James Cameron foi a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção e Filme. A cineasta levou os prêmios pelo filme “Guerra ao Terror”, em 2010. Um fato curioso é que o próprio Cameron também foi indicado nas categorias com o filme “Avatar”, mas perdeu o prêmio para ex-esposa.

Lotte Reiniger

Lotte Reiniger. Foto: Reprodução

A cineasta alemã é a maior pioneira em produção de animação. Seus filmes mais conhecidos “As Aventuras do Príncipe Achmed” (1926) e “Papageno” (1935), com músicas de Mozart. Ela também é conhecida por ser precursora do uso de câmera multiplano.

Maryl Streep

Maryl Streep no filme “A Dama de Ferro”. Foto: Divulgação

A artista norte-americana é atriz com mais indicações no Oscar, foram 19 no total e já levou três, dois na categoria Melhor Atriz por “Escolha de Sofia” e “A Dama de Ferro”; e de Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer versus Kramer”.

Julie Dash

Foto: Divulgação

Foi a primeira mulher negra a realizar, idealizar e dirigir um filme. Sua estreia no cinema comercial foi com “Daughters of the Dust”.

Tetê Vasconcellos

A cineasta brasileira foi a primeira mulher brasileira a concorrer um Oscar, ela foi indicada na categoria Melhor Documentário com o filme “El Salvador: Another Vietnam” ao lado de Glenn Silber.

Fonte: Teu Cult, Cinema Clássico e Superinteressante.