O sonho de grande parte da população é emagrecer rápido e sem esforço, por isso o grande sucesso das dietas malucas, dos alimentos milagrosos, dos exercícios queimadores de gordura localizada e os grandes investimentos pessoais em procedimentos estéticos ou cirúrgicos. Porém esquecemos que o que realmente emagrece são alguns princípios básicos do emagrecimento.

Se você quer emagrecer e nunca mais recuperar o peso perdido você precisa se concentrar nestes princípios. E saiba que existe os princípios fisiológicos e os princípios mentais do emagrecimento.

A base fisiológica do emagrecimento consiste em gastar mais energia do que se consome, chamado de déficit calórico negativo.

Para que isso ocorra, não importa se a alimentação será lowcarb, jejum intermitente ou se você decidiu comer de tudo de forma equilibrada, o importante é consumir menos calorias do que se gasta em um aglomerado de dias, semanas e meses. Lembrando que esse déficit não deve ser grande demais, por exemplo, não comer nada, pois o seu corpo entra em um estado de alerta para se manter vivo. Quer saber mais, entre no nosso blog online na matéria “Dentre tantas dietas, qual a melhor para emagrecer?”.

O exercício deve ser capaz de deixar o seu corpo mais queimador de calorias e gordura durante o dia. O importante não é o quanto ele gasta de calorias durante o exercício e sim o quanto ele deixará seu corpo mais queimador de gordura. Quer saber mais, entre no nosso blog online na matéria “O melhor exercício para emagrecer”.

Princípio mental

A base mental do emagrecimento consiste na mudança de mentalidade e comportamento de forma gradativa e definitiva. Normalmente queremos mudar tudo de uma vez só, mas a nossa mente não suporta tal estresse, voltando aos velhos pensamentos e aos velhos hábitos. A direção é mais importante que a velocidade, assim devemos mudar devagar, gradativamente, se adaptando com um novo estilo de vida mais saudável, tornando o processo de mudança mais leve, fácil e capaz de ser mantido.

A alimentação deve conter suas preferências pessoais, sociais e culturais, com um déficit calórico negativo.

O exercício tem um papel importante no seu hábito angular. Esse hábito funciona como um efeito borboleta, gerando outros hábitos. Ao começar a fazer exercício e por consequência adquirindo uma alimentação mais saudável, é provável que você dormirá melhor, diminuirá o estresse, emagrecerá mais, tornando seus hábitos e resultados uma bola de neve saudável.

A comunidade de apoio é um pilar mental importantíssimo, pois quando você tem pessoas passando pelos mesmos objetivos e dificuldades, vocês podem dividir as angústias e motivações auxiliando um ao outro a ir mais longe e alcançar os objetivos juntos.

Concluindo, o importa é a base, é como se fosse um bolo, os princípios básicos são a massa e o recheio do bolo, e as dietas com nomes, os exercícios malucos ou os procedimentos estéticos são a cobertura.

Não adianta ter uma cobertura de chantilly no bolo de lama. Você precisa se concentrar na massa e no recheio e caso deseje finalizar com uma cobertura legal, faça. Se você não cuidar dos 4 pilares do emagrecimento tudo o que você fizer não terá resultados duradouros, você estará perdendo tempo, se desgastando e jogando seu dinheiro no lixo.

Um abraço e até a próxima semana.