Você sabe qual é o melhor exercício para emagrecer?

Inúmeras pesquisas científicas feitas em todo o mundo comprovaram que o HIIT é o melhor treinamento quando o objetivo é o emagrecimento e a melhora da saúde. O HIIT da sigla em inglês significa High Intensive Interval Training (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).

Esse método de treino é muito mais que uma tendência que virou moda. O HIIT é um modo de treinar e não um tipo de atividade, ele pode ser feito de diversas maneiras como com a corrida, a caminhada, a natação, pedalando, na esteira, em exercícios com o peso do próprio corpo ou na musculação.

Alternando treino forte e descanso

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A diferença entre o HIIT e o treinamento aeróbio tradicional é que na execução o HIIT ocorre a alternância de momentos de esforços fortes com descansos, enquanto que no treinamento aeróbio tradicional se mantém no mesmo ritmo constante o tempo todo. Outra importante diferença é no tempo em que a atividade acontece, nos aeróbios tradicionais o normal é fazê-los por mais de 45 minutos, enquanto que o HIIT dura geralmente 20 minutos.

Mas a principal diferença entre estas atividades é no resultado. O aeróbio tradicional gasta energia e gordura apenas durante a sua atividade, já o HIIT atua acelerando o metabolismo e proporciona o gasto de mais gordura durante as várias horas seguintes após a sua execução, podendo chegar a mais de 24 horas, ele também causa mudanças crônicas no organismo que o deixa mais gastador, o que faz o corpo gastar mais gordura mesmo nos dias em que não se faz exercícios.

Foi comprovado também que o HIIT é superior no ganho de condicionamento físico, na melhora da pressão alta, diabetes, colesterol, deixando o coração mais forte inclusive para cardíacos, lembrando que para este caso é necessário um cuidado especial, é necessário estar em dia com os exames médicos e consultar um profissional de educação física pra prescrever um treinamento seguro e eficaz.

E aqui vai uma orientação, dá próxima vez que você for ao parque praticar uma atividade física, faça 20 minutos de atividade física, alternando entre 30 segundos de corrida e 30 segundos de caminhada. Fique atento respeitando seus limites e comece gradualmente a aumentar a velocidade da corrida. Se você for iniciante alterne 30 segundos de caminhada rápida por 30 segundos de caminhada leve.

Na próxima semana o tema será emagrecimento, compulsão alimentar, desejo por doces e uma vida feliz.

Um abração e até a próxima semana.

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