Pode comer mais se depois compensar fazendo exercício?

Vou direto ao ponto contigo! Para emagrecer é simples. Basta você gastar mais que come. Isso é chamado de balanço calórico negativo. Quanto mais exercícios você faz, mais calorias você gasta no dia e menos você come mais emagrece. Certo? CERTO!

Então se eu quero comer mais, avacalhar no final de semana, estourar a boca do balão, ir no rodízio de pizza na sexta, feijoada com chopp no sábado e aquele café da tarde reforçado na casa da vó no domingo eu posso? Basta eu treinar mais durante a semana que eu emagreço? Certo? ERRADO.

Infelizmente a proporção calórica de gasto X ingestão é desproporcional. Para você entender melhor, uma fatia de pizza portuguesa tem aproximadamente 450 calorias. Tudo bem, você se controlou, tomou refri zero e comeu somente 2 pedaços de pizza no jantar de sexta. Deu mais de 900 calorias. Se você correr uma 1 hora na esteira gastará aproximadamente 600 calorias (indivíduo de 78kg a 8km/h). Se você não comer e beber bebidas alcoólicas acontece da mesma maneira. Vai haver uma sobra de calorias que virarão gordura.

+ Leia também: É possível emagrecer 10 kg em três meses ou menos?

Isso foi só um exemplo para te mostrar que a conta não bate. Você pode sair de vez em quando da alimentação saudável. Se for exceção não tem problema. O problema é quando a exceção virá regra. Assim, existem dois tipos de pessoas:

  1. Que realmente acreditam que podem compensar, treinar mais quando comeu ou treinar mais para poder comer mais.
  2. As que sabem que não tem como compensar, mas falam para elas mesmas que podem sair da dieta porque fizeram exercício durante a semana. Os auto sabotadores.

Independente essas duas pessoas fazendo exercício vão ficar mais saudáveis, podem até manter o peso, mas emagrecer não vão! Naturalmente quando começamos a compensar, fazemos isso o tempo todo, sendo permissivos a todas as nossas vontades, dizendo depois eu compenso. E consequentemente não emagrece, vem a sensação de frustração de esforço sem recompensa, desanima e desiste de tudo. Resultado, engorda mais ainda.

Pode comer mais se depois compensar fazendo exercício?
Foto: igorovsyannykov / Pixabay

+ Leia também: saiba como emagrecer para este verão

O que eu quero fazer aqui contigo não é um terrorismo. Você pode sair da dieta. Também não quero que você coma com culpa, isso também faz mal. Só quero que você tenha consciência para agir da maneira certa e não exagerar demais quando enfiar o pé na jaca. E pare de procurar desculpas para você mesmo. O emagrecimento é justo, você não fez o que precisava, a balança vai continuar igual.

Um abraço carinhoso e até a próxima semana.