Laxante para emagrecer? Não caia nessa!

Laxante dá uma sensação de esvaziamento, mas o efeito é pura ilusão, pois os efeitos colaterais são muito prejudiciais. Foto: Pixabay

Você começou a dieta, conseguiu segui-la a semana toda, mas bastou chegar o final de semana que os primeiros deslizes ocorreram. Não foi fácil, muita tentação o tempo todo e acabou comendo o que não queria, ou melhor, queria mas não podia. Depois de comer bateu aquele arrependimento pesado. Sem saber o que fazer tomou laxante para esvaziar a barriga.

O laxante é um remédio utilizado para que tem prisão de ventre. Estima-se que 7 em cada 10 mulheres sofrem desse mal, porém o laxante só deve ser realmente ingerido com a prescrição médica de um coloproctologista. Geralmente é prescrito quando a pessoa está a mais que 7 dias sem evacuar.

Mas esse não foi o objetivo certo, mas você usou o laxante e percebeu que sua barriga diminuiu e o seu peso baixou na balança. Então pensou ‘eu tenho a solução pra emagrecer!‘, mas esqueceu que o laxante é um medicamento e pode trazer efeitos colaterais, que causam riscos à saúde, como estes:
* Altera a flora intestinal, diminuindo a absorção de nutrientes dos alimentos.
* Desidrata o corpo, pois a água é eliminada junto com as fezes.
* Fica mais suscetível a infecções.
* Diminui a imunidade, pois o corpo tem que combater o desequilíbrio causado.
* Diminui a disposição e a força, por estar com o organismo debilitado.
* Aumenta o risco de câncer de intestino.

LEIA TAMBÉM: Conheça as ‘fake news’ do emagrecimento

Você acha que para emagrecer vale tudo isso? Cuidado com esse pensamento. Para emagrecer, a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar. E a verdade sobre o laxante é que ele não emagrece. O laxante causa uma falsa sensação de emagrecimento, por eliminar muita água e resíduos dentro da barriga, você fica mais leve na balança e com a barriga menor. Ao desidratar, o corpo reage em um efeito rebote, então depois que você voltar a se hidratar, teu corpo irá reter líquidos, te deixando ainda mais inchada.

Muitas pessoas também acreditam que o laxante evitará que você absorva a gordura dos alimentos, porém é mentira. A parte que o laxante atua é depois da digestão da gordura, quando as calorias já foram absorvidas.

CONFIRA TAMBÉM: Quatro erros que não deixam você emagrecer

Para concluir, laxante não emagrece, pelo o contrário, te deixará inchada, e atrapalhará o processo de emagrecimento. Para você realmente emagrecer é necessário um intestino em bom funcionamento, absorvendo o melhor possível todos os nutrientes, com um organismo saudável e um metabolismo eficiente. O laxante só fará você ter uma vida de rei, no trono, sem conseguir seguir uma rotina de vida normal.

Abração e até a próxima quarta-feira.

Dica prática para diminuir a fome e te ajudar a emagrecer