É possível!

5 fatores que influenciam o metabolismo e ajudam a perder barriga depois dos 40 anos

Foto: Arquivo/Antonio More/Tribuna do Paraná.

Para eliminar a barriga depois dos 40 anos, a maioria das pessoas acredita que é só fazer exercício e dieta que vai conseguir acabar com a barriga. Porém, quando coloca isso em prática vê que o resultado não aparece.

Quando você tinha 20 anos era fácil. Qualquer coisa que fazia dava resultado, porém depois dos 40, com o declínio fisiológico causado pelo processo de envelhecimento, o metabolismo fica mais lento. Então fazer o que fazia quando tinha 20 anos, não funciona mais. E o que fazer?

Se você tem mais de 40 anos e quer eliminar a barriga é totalmente possível, mas você precisa entender que é necessário ativar o ciclo do metabolismo acelerado para poder emagrecer, assim como fazia quando tinha 20 anos. O segredo está em você resgatar aquele metabolismo jovem e acelerado.

Existem 5 fatores externos que alteram a velocidade do nosso metabolismo e que podemos controlar. Veja essas dicas infalíveis para emagrecer e perder barriga após os 40 anos:

1.  Exercício Físico

O exercício físico é a forma natural com a maior capacidade de potencializar o ciclo do metabolismo acelerado. Através do treino feito da forma certa, na intensidade ideal, com uma boa combinação de exercícios, é gerado um estímulo para o seu corpo se tornar mais queimador.

O exercício feito em alta intensidade é capaz de te fazer queimar calorias durante o exercício e também de fazer o seu corpo ficar queimando mais calorias e gorduras durante as próximas horas e dias. Isso ocorre através do aumento da demanda energética gerada pelo exercício, mais aumento da liberação de hormônios que fazem a quebra da capa de gordura e das enzimas que as queimam.

Para saber mais sobre quais são esses exercícios e como realizá-los, siga o meu perfil no meu Instagram @ZANONMACEDO, lá trago conteúdo específico para emagrecer e eliminar a barriga depois dos 40 anos.

2.  Alimentação

Regimes excessivamente restritivos são os responsáveis por deixar o corpo entrar em estado de alerta por falta de energia. Então quando uma pessoa come muito a menos que a sua quantidade necessária diária, ela torna o seu metabolismo mais lento como forma de defesa do corpo. Por isso apenas parar de comer não resolve depois dos 40. Você engorda mesmo sem comer.

CONFIRA TAMBÉM: Mitos e verdades para quem quer eliminar a barriga depois dos 40 anos

Para diminuir a barriga é necessária uma alimentação equilibrada que seja capaz de levar energia para o corpo, porém mantenha um balanço calórico negativo (comer menos que consome).

Para você saber o quanto comer ao certo e quais os alimentos, o ideal é que você procure um nutricionista para fazer esse calculo para você.

3.  Água

O nosso corpo é composto do por 70% de água. Para o nosso organismo funcionar bem precisamos estar bem hidratados. Toda vez que estamos desidratados, o nosso metabolismo se torna mais lento. Um dos sinais é sede, se você sente sede é um sinal que o seu corpo está precisando de água.

Então se você quer ativar o seu metabolismo, você precisa estar bem hidratado. O ideal de ingestão de água é de 30 a 35ml de água por quilo corporal. Isso significa que uma pessoa de 70kg deve beber em média de 2 a 2,5 litros de água por dia.

4.  Sono

Uma realidade é o que o nosso corpo precisa descansar para funcionar bem. Existem estudos que mostram que pessoas que dormem menos de 5 horas por noite têm maiores chances de se tornar resistentes a insulina, desenvolver diabetes e se tornar obesa.

VEJA TAMBÉM: Quatro dicas para perder peso rapidamente

A falta de sono desregula hormônimos como grelina, leptina e cortisol. São esses hormônios que regulam a fome, a saciedade e o estresse. Isso te fará comer mais, sentir mais fome se sentir mais estressado.

Um ponto importante que a maioria das pessoas não para para observar é que para acabar com a barriga depois dos 40, você precisa de quantidade e qualidade no seu sono.

5.  Estresse

O estresse engorda! Se você quer eliminar a barriga você precisa controlá-lo. Isso ocorre por causa do hormônio cortisol. Esse é um hormônio anti-inflamatório secretado quando o corpo entra em estado de alerta. Esse estado de alerta faz o corpo gaste menos energia no seu dia a dia, isso significa tornar o metabolismo mais lento. Esse estado de alerta serve para o corpo gastar energia somente com o que está fazendo mal.

Sem contar que mais estressado você se torna mais ansioso e come mais por impulso. Existem técnicas de acalmar a mente e diminuir o estresse, que são muito importantes para quem tem 40 anos ou mais e deseja acabar com a barriga.

Veja que o exercício e a alimentação são muito importantes no processo de acelerar o metabolismo e queimar a barriga, porém eles não são únicos, você precisa de um processo multifatorial, cuidando de todo o seu corpo e o seu organismo. Equilibrando esses 5 fatores se torna mais fácil acabar com a barriga independente da sua idade.

E se você quer ajuda para eliminar a barriga depois dos 40, está acontecendo agora o desafio 40 sem barriga, que eu ensino o passo para eliminar a barriga depois dos 40 ainda esse ano. Para participar clique neste link e fique no grupo exclusivo.

E lembrando se tiver qualquer dúvida, entre em contato comigo e conte a sua história, através disso trarei novos temas aqui para você.

Um abração e até a próxima.