Enfrentando a balança: como começar a emagrecer em 2019!

Janeiro chegou e junto desse novo mês também surge aquela gostosa sensação de renovação, esperança e a vontade de realizar sonhos e conquistas metas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Se você virou a página e está no inicio de um livro a ser escrito ao longo do ano e um dos seus propósitos é melhorar a saúde, a qualidade de vida e emagrecer saiba que você precisará de ações concretas que devem ir além da sua vontade.

O primeiro passo para começar um trabalho de emagrecimento é saber quantos quilos você quer emagrecer e para isso você precisará saber quanto está pesando. Eu sei que um dos pontos mais difíceis do emagrecimento é subir na balança.

+ Veja também: Emagreça comendo o que quiser

Grande parte das pessoas não gosta de se pesar, encarar esse número não nos agrada, ele pode acompanhar um sentimento de frustração e fracasso, por isso é normal evitarmos a realidade da balança. Já quem está tentando emagrecer evita a balança por acreditar que vai se desmotivar ao ver que não está conseguindo os resultados esperados e perceber que tamanho esforço não está dando certo.

Como profissional especializado em emagrecimento devo atentar que para emagrecer será necessário enfrentar a balança, ela faz parte desse processo por dois motivos:

1 – Para iniciar o processo de emagrecimento

É necessário encarar a realidade para poder muda-la.

O Planejamento deve iniciar pelo seu peso atual e programar metas que ajudem a chegar ao seu peso desejado.

Percebo muitas pessoas que evitam ao máximo a balança, e quando criam coragem de subir na balança descobrem que ganharam muitos quilos, então não evite a balança, crie coragem o e encare a realidade.

2 – Para monitorar o processo de emagrecimento

No processo de emagrecimento será necessário se pesar semanalmente, é através desse monitoramento que você saberá se está emagrecendo ou não, se seus novos hábitos estão gerando resultados. Esse é um importante indicador para saber se sua rotina alimentar e de exercícios está gerando resultados, por isso se pesar semanalmente mostrará o que funciona ou não para você.

Outro sentimento natural é o medo de não ter emagrecido ao subir na balança. E caso isso aconteça não se desespera, o objetivo também é esse, pensei que assim você irá procurar quais os hábitos estão atrapalhando o seu emagrecimento. A pesagem semanal tem como objetivo avaliar a sua rotina diante dos teus resultados. Muitas vezes o que se deve esperar no emagrecimento é a mudança progressiva dos hábitos até que o peso comece a reduzir.

+ DICAS: Treino HIIT: como fazer os exercícios que ajudam a emagrecer

Dicas ao se pesar toda semana

– Tente não pensar em um número, apenas aceita e faça uma auto avaliação da sua semana.

– Não espere emagrecer todas as semanas. Mesmo realizando tudo perfeitamente, é normal variar em torno de 900g a mais ou a menos por motivos fisiológicos ou hormonais. Se você está fazendo tudo certo o resultado aparecerá nas próximas semanas.

– Comemore sempre que emagrecer, mesmo pouco, comemore até os 50g a menos na balança. O seu resultado positivo não é mágica, é fruto do seu esforço. Isso auxilia a você continuar motivado e emagrecendo.

– Se pese no mínimo 1x na semana e no máximo 1x ao dia no mesmo horário. De um dia para o outro não há emagrecimento significativo, porém auxilia a perder o medo da balança. Também evite se pesar mais que uma vez ao dia, pois isso é sinal de obsessão pelo emagrecimento, perdendo a perspectiva saudável desse processo.

– Faça um gráfico semanal comparando a variação do seu peso com os seus hábitos, sendo estes, alimentação, sono, exercício, grau de estresse, ingestão alcoólica e o que mais você desejar.

Faça de 2019 um ano diferente, procurando um estilo de vida mais saudável que te levará ao emagrecimento e uma vida mais leve, saudável e feliz.

Um abração e até a próxima quarta-feira.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!