Emagrecimento depois dos 40 – Minha resposta ao vídeo da Claudia Raia

Emagrecer fácil e rápido é possível?
Foto: Shutterstock

Na semana passa viralizou um vídeo onde a Claudia Raia falava sobre emagrecimento e exercício físico depois dos 40 anos. Recebi pedidos de alguns leitores para explicar se realmente o que ela falou era verdade. Então vamos lá, vou falar tudo!

Boa parte do que ela mencionou tem coerência, mas nem tudo.

Ela comentou que depois dos 40 anos a testosterona diminui. Sim é verdade, não só a testosterona, mas também outros hormônios, dificultando o emagrecimento e atrapalhando o ganho de massa muscular. Ela também disse que você tem que fazer musculação e realmente nenhuma outra atividade é capaz de te fazer ganhar massa muscular assim como a musculação faz. Concordo com ela quando ela diz que você precisa aprender a gostar da musculação. O primeiro passo para você gostar é você desejar gostar.

+ É realmente possível emagrecer 10 kg em três meses?

No vídeo ela diz que não se deve fazer muito aeróbio e eu concordo. As melhores estratégias para emagrecer e manter a massa muscular são os hitts, que são protocolos de treinamento que podem ter curta duração.

+ Leia também: Três motivos que não vão te deixar emagrecer em 2020

O que você precisa fazer para emagrecer?

Para emagrecer você precisará de um déficit calórico negativo, ou seja, comer menos calorias do que seu corpo gasta. Depois dos 40 anos emagrecer se torna mais difícil, porque o metabolismo se torna mais lento e os cuidados com a alimentação merecem uma atenção especial.

Porém no vídeo, Claudia Raia menciona que exercícios aeróbios diminuem a testosterona, mas a verdade é que um treino aeróbio bem prescrito pode até aumentar os níveis desse hormônio em respostas agudas.

Veja também: Pode comer mais se depois compensar fazendo exercício?

E se você concorda com ela achando que a corrida faz tudo cair, saiba que correr não faz cair nada e nem aumentará a flacidez. O que aumenta a flacidez é um maior acumulo de gordura. Quando corremos ou fazemos qualquer outro exercício aeróbio produzimos ainda mais antioxidantes, mantendo a nossa aparência ainda melhor. Você pode correr, pedalar, fazer transpor ou o que quiser, só não pode ficar parada. E a aparência envelhecida está mais ligado no tempo ao sol do que o próprio exercício físico.

A dica do dia é não acreditar em todas as informações que você escuta por aí. Confie em profissionais que estudam e se atualizam para você ter as informações corretas e seus resultados alcançados.

Se você não treinar adequadamente há uma grande chance de você não conseguir emagrecer. E para concluir gostaria de deixar 2 frases da Claudinha que eu gostei muito:

  • Você tem que ter músculos é o músculo que segura o esqueleto, faça musculação.
  • Não tem idade para começar!

Abraços e até a próxima.

Zanon.