É melhor emagrecer rápido ou devagar?

Tratando-se de emagrecimento grande parte das pessoas deseja que os quilinhos a mais sejam eliminados o mais rápido possível. Afinal, quem não quer uma completa transformação do corpo em poucas semanas? Mas você já se perguntou o que é realmente melhor e mais eficiente, perder peso devagar ou rápido?

Por mais que seja possível emagrecer muitos quilos em poucas semanas é preciso avaliar outras variáveis. Perder peso de forma rápida requer mudar completamente os hábitos e sustentar mentalmente tal mudança, e essa é a tarefa mais difícil.

+Leia mais! Emagrecer não é apenas treino e dieta!

As mudanças mentais que hábitos novos requerem para serem inseridos necessitam de tempo, para o cérebro hábitos novos precisam de muita energia, o que pode ser muito estressante quando a mudança é rápida e radical, o que geralmente leva a desistência. É por isso que processos rápidos de emagrecimento podem até gerar o resultado esperado, mas dificilmente uma pessoa conseguirá manter essas mudanças radicais por longos períodos.

A mudança lenta na inserção de novos hábitos é mais saudável e sustentável, mas falando de emagrecimento os resultados demoram mais a aparecer, gerando o desanimo e também a desistência.

Então o que é melhor?

Pude ver que na prática podemos gerar um ponto de virada entre emagrecimento rápido e a longo prazo. O que precisamos fazer é gerar alguns choques de mudanças radicais para que seja possível ver os resultados rápidos de emagrecimento e assim se motivar, e na transição dos hábitos radicais para os hábitos sustentáveis estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Ou seja, colocar metas reais que você possa sustentar ao longo do ano.

As metas de curto prazo servem para te mostrar que você consegue mudar e está no caminho certo. As de médio prazo ajudam para a transição dos hábitos, onde você transforma hábitos radicais para hábitos sustentáveis, nessa fase você poderá entender quis hábitos você consegue manter a longo prazo enquanto outros não. As metas de longo prazo seriam aquelas de um novo estilo de vida para você, gerando uma mudança de vida tranquila, saudável e sustentável.

+Viu essa? Três motivos que não te deixam emagrecer!

O segredo está em transformar os hábitos radicais em um novo estilo de vida gradualmente. Veja, o que quero dizer é que emagrecer requer mais do que só executar exercícios e dietas você precisará de estratégias inteligentes para conseguir manter esse novo estilo de vida.

Espero que eu tenha ajudado você a construir suas metas ao longo desse ano. Um abração e até a próxima semana.

Voltar ao topo