Salão Graciosa de Artes Plásticas tem abertura nesta segunda-feira?

Obra selecionada na edição 2013/Arquivo

Um dos mais importantes eventos de revelação de novos talentos do Paraná, o Salão Graciosa de Artes Plásticas tem abertura na próxima segunda-feira (19/5). Nesta edição conta com 133 trabalhos de pintores, gravadores, fotógrafos e escultores. O evento começa às 20h, no Salão Social, com a divulgação dos vencedores e abertura da exposição. Todos os trabalhos ficam expostos no local até sexta-feira (dia 23 de maio), das 14h às 22h.

Em sua 16ª edição, o Salão Graciosa trabalha para manter a tradição de revelar artistas. Conforme a curadora do evento, Suzana Lobo, este ano não é diferente, com muitos novos nomes. “É uma safra muito boa”, comemora. “A qualidade técnica e a criatividade fez com que a seleção fosse bastante difícil”. Os premiados só serão conhecidos na abertura, mas ela adianta que novas tendências poderão ser apreciadas.

“Temos desde trabalhos bem contemporâneos até outros acadêmicos, passando por bons exemplos de primitivos. É um cardápio artístico bem amplo, para todos os olhares”, resume Suzana. “Uma tendência interessante é a presença de criações híbridas, misturando técnicas: Fotografia com pintura, pintura com escultura e muitos objetos fazem parte da seleção”.

Haverá premiação especial para os vencedores. O primeiro lugar, tanto na categoria aberta como na de associados, leva um pacote para Buenos Aires, incluindo passagens aéreas de ida e volta e três noites de hospedagem.

Já o segundo lugar, também nas duas categorias, terá direito a um pacote para Buenos Aires incluindo passagens aéreas de ida e volta, mais duas noites de hospedagem.

Além de Suzana Lobo, a comissão julgadora contou com o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso.

Salão Graciosa de Artes Plásticas

Abertura: segunda-feira (19/5), às 20 horas

Exposição em cartaz: até 23 de maio (sexta-feira), das 14h às 22h.

Livro Branco

O governador Beto Richa e Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Anahp.

O médico Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), esteve no início da semana em Curitiba para entregar ao governador Beto Richa um exemplar da publicação Livro Branco: Brasil Saúde 2015 | A sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. A entrega do exemplar foi realizada no Palácio Iguaçu e contou com a presença do secretárioestadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e de representantes dos quatro hospitais paranaenses que integram a Anahp, dentre eles o médico Luiz Fernando Kubrusly, diretor clínico do Hospital VITA Curitiba e VITA Batel, Claudio Enrique Lubascher e o médico Luiz Salim Emed.

O material, que já foi entregue aos candidatos à Presidência da República, está sendo entregue aos candidatos ao Governo dos principais estados do país. Composta por dois volumes, a publicação foi concluída após um ano de estudo dos sistemas de saúde do Brasil e de vários países, e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

Banda Bossa Urbana recebe Ruído Sessions no Bar + 55

A Bossa Urbana, banda exclusiva do Bar +55, recebe nesta terça-feira (20/5) integrantes do Ruído Session, coletivo que reúne artistas significativos da cena musical de Curitiba com a proposta de criar novas fusões sonoras. E é neste clima de mistura de sons que Jan Kossobuzki e Ivan Hal,fon, do grupo Confraria da Costa; Giovani e Paraguaya, do Giovani Caruso e o Escambau; e Conde Baltazar, do Trombone de Frutas, todos membros do Ruído Session, se juntam aos músicos da Bossa Urbana para conduzir uma edição imperdível da noite “Na Sala do +55”.

Criada especialmente para o bar, a Bossa Urbana é uma reunião de músicos de destaque da cidade com uma proposta musical exclusiva, que traz releituras de músicas nacionais e versões abrasileiradas de músicas internacionais. A cada terça-feira, ela recebe convidados que apresentam suas composições com arranjos novos, além de clássicos repaginados pela banda.

O repertório surpreende ao trafegar, por exemplo, desde João Gilberto e Vinícius de Moraes até Stevie Wonder e Beatles, com uma pegada bem particular. “Normalmente os convidados participam em duas músicas, uma de autoria do convidado em uma versão exclusiva criada pelo Bossa Urbana, e outra que o convidado escolhe de qualquer artista para criarmos juntos uma versão”, conta o baixista Rodrigo Chavez. “Esses convidados são cuidadosamente escolhidos e o resultado vem sendo bem interessante”.

Algumas dessas versões são filmadas e lançadas pela canal do You Tube do bar. Bons exemplos são as músicas do Bossa Urbana com Naked Girls (https://www.youtube.com/watch?v=z-q6RELhNrI) ou com A Banda Mais Bonita da Cidade https://www.youtube.com/watch?v=Z9wH3gHvFuI

A Bossa Urbana é formada por:

Rodrigo Chavez (baixo), Thiago Ramalho (vocal e guitarra), João Taborda (bateria), Lauro Ribeiro (Trombone) e Marc Olaf (teclados, flauta e acordeon).

BOSSA URBANA COM RUÍDO SESSION NO +55

Data: terça-feira, 20 de maio

Horário: a casa abre às 18h, show a partir das 21h30

Endereço: R. Vicente Machado, 866 – Batel

Informações: (41) 3322-0900 | www.cincocinco.com.br

Entrada: R$ 20 (masculino) e R$ 10 feminino