Que nota você daria para o seu convívio familiar?

Foto: Freepik

2, 5, 10? O título faz pensar, mas a verdade é que a nota não importa. O que importa é que sempre há espaço para melhorar. Dia 15 de maio celebramos o Dia Internacional da Família e aproveitei o gancho para falar desse tema que é tão importante. Afinal, a família é o alicerce da nossa sociedade. É com a família que acontecem nossos primeiros contatos com o mundo; com a família, aprendemos valores, moldamos nosso caráter e também encontramos apoio e amor.

Ao menos deveria ser assim.

Um dia, quem sabe, chegaremos a essa realidade. Mas, hoje, o que vemos são famílias inteiras sentadas à mesa de um restaurante, cada um com seu celular na mão; vemos crianças e mulheres sendo maltratadas, precisando pedir ajuda em instituições de acolhimento; e também vemos crianças e jovens simplesmente abandonados, sem o apoio de uma família.

+ Viu essa? Qual é a causa da Imprensa?

Infelizmente (e por diversos motivos), muitas famílias hoje não estão saudáveis, física, mental e emocionalmente. Listo aqui apenas alguns motivos desse “adoecimento”: extrema pobreza; uso de drogas por um ou mais membros da família; condições de moradia muito precárias; situações de violência; separação e abandono; óbito dos membros da família.

+ Veja mais: Imposto de renda: se você ainda vai declarar, aproveite para ajudar

E tem ainda a questão dos papeis não estarem bem definidos (crianças que precisam assumir o papel de um responsável, por exemplo) e do despreparo para acolher crianças no seio familiar. Despreparo tanto financeiro quanto emocional. A verdade é que quando um membro da família adoece, toda o núcleo familiar adoece junto. 

Agora você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para colaborar com essa causa tão nobre?

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

Se você quer ajudar a fortalecer as famílias, a primeira dica é: ajude uma ONG. A Associação Beneficente de Mãos Unidas, por exemplo, realiza projetos e campanhas que apoiam as famílias pela educação. Você pode conhecer melhor o trabalho da ONG no Instagram ou entrar em contato pelo telefone:

O Instituto Beija-Flor também realiza atividades para fortalecer os vínculos familiares, a democracia e outros valores universais:

E se você quer melhorar as relações dentro da sua família: reserve mais tempo de qualidade; se ajudem nas tarefas domésticas; mantenham o diálogo, se apoiem nas horas difíceis, celebrem datas importantes e façam atividades prazerosas juntos.

Se quiser se aprofundar nesse tema, acesse o https://www.semprefamilia.com.br/ que tem várias discussões importantes sobre família, criação de filhos, entro outros.

+ Veja também: Quais os caminhos para apoiar pessoas com deficiência (PCD)?

Tem filhos em idade escolar e está com dificuldades para falar com eles sobre temas delicados? Conheça o Conexão Família-Escola, um espaço do Televisando, projeto da RPC e do Instituto GRPCOM, que traz diversas dicas de como conversar com as crianças e participar ativamente da formação cidadã dos seus filhos, netos, sobrinhos, etc.

+ Leia também: O que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson

E nunca esqueçam: toda família tem desentendimentos, mas saber perdoar, pedir desculpas e não alimentar o conflito é essencial pra que essa rede de apoio, esse tesouro precioso que é a família, fique cada vez mais forte pra cumprir seu papel essencial. 


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo