Mente sã, corpo são: saiba como usar o esporte para o desenvolvimento pessoal

Foto: Freepik

Ninguém tem dúvidas sobre o quanto o esporte é essencial para nos mantermos saudáveis. E dos benefícios todo mundo também já está cansado de saber. Mas você aí, que está lendo isso agora, sabia que além dos benefícios para o corpo o esporte pode ser um importante pilar do desenvolvimento humano, especialmente para as crianças e adolescentes?

É como diz o famoso ditado grego: “mente sã, corpo são”.  Começar desde cedo a introduzir hábitos saudáveis vai ajudar no desenvolvimento dos ossos, músculos, coração, pulmões e, é claro, no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem, já que o esporte também exige o uso de estratégias e raciocínio rápido. Mas as vantagens não acabam aqui.

+ Leia mais: Seus conhecimentos podem ajudar a gerar renda para uma família

A prática esportiva ensina a lidar com regras e frustrações, além de melhorar o convívio do jovem nos mais diversos grupos. Vamos pegar o futebol como exemplo: ao jogar, você precisa seguir regras, respeitar o juiz, os colegas de time, os adversários, saber a hora certa de passar a bola, e, no final, precisa saber lidar com a derrota e a vitória, que são recorrentes no nosso dia a dia.

+ Viu essa? Mulher, você não precisa ser mais uma vítima

Se você está pensando em começar a praticar um esporte, não pense mais: comece! E se você convive com uma criança ou adolescente que ainda não pratica esportes, incentive a moçada a começar agora mesmo. Afinal, esse é um hábito excelente, não apenas para o aspecto físico, mas também para o desenvolvimento pessoal, cognitivo, psicológico, para a socialização, a colaboração e por aí vai!

Enfim, o esporte é um ótimo recurso para formar pessoas.

Agora, vamos ao que mais interessa: você já ouviu falar de atividades de contraturno escolar? Calma, isso tem tudo a ver com o incentivo à prática de esportes e eu vou te explicar como. Sabe aquelas atividades fora do horário de aula que diversas ONGS de Curitiba e região oferecem para os jovens? ONGs como a Maestro da Bola, Instituto Ícaro e o Instituto Futebol de Rua, por meio de seus projetos e iniciativas, ajudam a complementar a formação dos jovens e, principalmente, apoiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social incluindo-as em atividades esportivas de contraturno.

+ Leia também: Quais os caminhos para apoiar pessoas com deficiência (PCD)?

E isso é muito importante porque, no horário em que esse jovem (que vive em regiões de maior vulnerabilidade social) não está na escola, ele pode ficar exposto a situações perigosas, desde o excesso de telas e contato com influências negativas até crimes como tráfico e assédio. Em vez disso, eles podem estar em um lugar seguro, que oferece oportunidades para que essa garotada desenvolva o corpo e a mente.

As ONGs promovem projetos de educação e esporte que, além de ajudar em tudo o que a gente já falou aqui, abrem outras portas e dão novas perspectivas para o futuro desses jovens. Quantas histórias a gente já ouviu por aí, de atletas brilhantes que iniciaram suas carreiras em um projeto ou em uma ONG. E não são poucos, sabia? 21% das medalhas do Brasil nas olímpiadas de 2016 foram conquistadas por atletas que começaram em projetos sociais, por exemplo.

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

E o legal é que a gente pode ajudar com doações, voluntariado e divulgando esse trabalho maravilhoso que elas realizam. Conheça mais sobre as iniciativas e apoie essa causa você também!

Maestro da Bola:

Instituto Icaro:

Instituto Futebol de Rua:


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo