Nesse domingo, 30 de março, estive no aniversário dos gêmeos Mimi e João, filhos da minha amiga de infância Luciana Esmanhotto. Celebraram a vida dando exemplo de como é possível festejar com alegria e respeito ao planeta.

continua após a publicidade

Ao entrar no salão, fui recebida por um ambiente acolhedor e cheio de detalhes que faziam a diferença. Porta-retratos contavam a história desde o berço até agora. Painel com fotos traziam lembranças – daquelas que deixam o coração quentinho. Os vasos e enfeites de mesa eram o resultado de um processo de upcycling, transformando itens que seriam descartados em peças charmosas e funcionais. Garrafas de vidro decoradas com flores naturais brancas, que ao final da festa poderiam ser compostadas, dispensando o uso de plástico e reduzindo o impacto ambiental.

Não é mais uma projeção de futuro: tragédias climáticas já são história

A festa dos gêmeos mostrou que é possível refletir sobre a importância de repensarmos nossos hábitos e buscarmos alternativas mais sustentáveis para celebrar. Está ao alcance de todos nós. Pequenas mudanças que fazem grande diferença.

continua após a publicidade

Utilizar copos de vidro em vez de descartáveis, optar por guardanapos de tecido que podem ser lavados e reutilizados e vídeos rodando na TV com as lembranças de vida são exemplos de mudanças inteligentes, condizentes com o que o presente espera de nós. Além disso, a festa mostrou que é possível utilizar itens que já temos em casa para compor a decoração, como móveis e utensílios, reduzindo ainda mais a produção de resíduos. A beleza das flores frescas, que adornavam os vasos de upcycling, também nos faz pensar sobre a importância da valorização da natureza e da busca de alternativas que não gerem resíduos.

+ Leia mais: Chuva, medo e prejuízo no Santa Quitéria: moradores culpam obras da prefeitura

continua após a publicidade

A celebração da vida, como demonstrado no aniversário de Mimi e João, pode e deve coexistir com a responsabilidade ambiental. A redução da produção de resíduos em festas é uma tendência e uma necessidade urgente. O planeta pede socorro e quando adotamos atitudes amigas do meio ambiente, como as adotadas na realização dessa festa, contribuímos para um futuro mais verde e consciente. E digo mais: ficou muito chic! Ficou lindo!

+ Veja mais: Queda de árvore em bairro Curitiba bloqueia importante avenida. Veja fotos!

Que a alegria de nossas celebrações seja sempre acompanhada de muito amor, de cuidado com o meio ambiente, de vida e de natureza.