É tradição! Tuba´s Bar, um verdadeiro clássico do Largo da Ordem de Curitiba

É tradição, não é moda. Largo da Ordem, Centro histórico de Curitiba, casarão azul em frente à Praça Garibaldi, coração da feirinha aos domingos. É o Tuba´s Bar, cartão-postal do rock e da noite curitibana há 38 anos. No comando, a dupla Thereza e Mário, responsáveis por levar atrações e bons momentos para muitas pessoas que ali curtiram o sereno e as fitas de videocassetes de bandas como Pink Floyd, Scorpions, AC/DC, Iron Maiden, Ramones e Sex Pistols.

O Tuba´s foi fundado com esse nome em 1985, mas dois anos antes, o pequeno espaço era chamado de Tell. Dentro do local, instrumentos musicais com duas tubas. Thereza e Mário trabalhavam em bancos no Rio de Janeiro quando se transferiram para Curitiba. Em certo momento, Thereza foi visitar a família no Rio e ao conversar com Mário por telefone, ele avisou que tinha comprado um bar ao lado do irmão. A partir daquele momento, a rota botequeira entrou no caminho familiar.

“Estava no Rio de Janeiro, quando avisou que tinha comprado um bar junto com o  irmão. Mário ainda lembrou que a gente tinha ido juntos no Tell. Foi uma loucura, assumimos e funcionava na hora do almoço. Um garçom sugeriu que abríssemos à noite, pois estava lotando o Largo da Ordem. Na época, era a gente e o Bar do Alemão que funcionava até mais tarde”, lembrou Thereza. 

No período noturno, o Tuba´s começou a ganhar clientes de todas as tribos. Punk, rockeiros e os playboys que curtiam um local simples com cerveja gelada e batata frita. Uma das promoções era tomar 10 beras e ganhar uma porção de fritas. “Ficava lotado. Tinha uma boate chamada Amnésia, e aqui na frente juntava-se todos. Lembro que tive problemas, era uma rixa louca. Fui parar em delegacia pelas brigas, só que eu não era a responsável pelo o que acontecia na rua”, disse Thereza, hoje com 66 anos. 

+Caçador de botecos! Bar do Edmundo, da pipoca ao bucho à milanesa mais famoso de Curitiba

O abraço do rock

Na década de 1990, o Tuba´s foi abraçado pelos metaleiros. Muitos deles saiam do Omar Shopping rumo ao Tuba´s trajando calças, camisetas e jaquetas pretas, colares, anéis e pulseiras. No ritual dessa turma do bem, o bar era motivo de aprendizado. Na pequena televisão e com um videocassete, fitas de VHS mostravam shows de bandas internacionais. “Tenho ainda as fitas, cada novidade era um delírio. As pessoas conheciam as bandas aqui no bar, o rosto do vocalista era visto pela primeira vez no Tuba´s. Foi o melhor período da minha vida, ganhei dinheiro e construí minha vida com o Mário e filhos (Mariana e Mário Junior). 

Em 2013, Thereza e Mário aumentaram o espaço. Antes utilizado para um comércio de artesanato, o atual Tuba´s ganhou até piso petit-pavé, semelhante ao usado no calçadão da Rua XV de Novembro. “Investi uma grana com o imóvel fazendo tudo novo, desde balcão, mesas, cozinha e luminárias. Foi bem depois do incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul. Exigiram mais de 40 extintores para liberação. O chão é lindo, histórico, só que aparece mais a sujeira. Sou crica, não gosto de bagunça e procuro não arranjar em confusão”, confessou Thereza que conta com a colaboração diária da Antônia, Valdecir, Neide e da filha Mariana.

O Tuba´s tem ambiente raiz com engradados nos cantos, bicicleta grudada na parede, quadros, adesivos de grupos de motoqueiros e as famosas tubas. 

+Bar tradicional de Curitiba! Com pai e filho no balcão, Bar do Cardoso ganha fama de Rei do Torresmo em Curitiba

Sexo na cozinha e pós-casamento no bar

Com 38 anos de bar, muitas históricas ocorreram nos corredores do Tuba´s. Além disso, gerações foram conhecendo o local e passando para os menores a tradição de dar uma passadinha no “Coliseu Azul do Gole”. “Isso é o mais bacana, clientes que eram adolescentes, e hoje são pais que trazem os filhos. Saem da Feirinha e almoçam nos domingos. Isso motiva a gente, teve uma vez, que os noivos saíram da Igreja e vieram comemorar aqui. Eles se conheceram no bar”, reforçou a proprietária. 

Em um bar do Centro, coisas estranhas podem ocorrer durante todo o expediente. Já teve casal flagrado fazendo sexo na cozinha. “Meu marido pegou um casal transando na cozinha. Acharam o local bonito, só pode… Temos que rir agora disso”, admitiu Thereza, que também tem preocupação com a insegurança da região. 

Tuba´s, uma tradição que entrou para a história de Curitiba com notas afinadas e acompanhadas com elegância por todas as tribos. “É o meu trabalho de 38 anos, não consigo pensar em parar. Sou ativa, eu acho que ficaria doente se largasse o bar”, completou a primeira-dama do Largo da Ordem. Vida longa ao Tuba´s, o bar do coração do Largo da Ordem. 

+Leia ainda! Bar CanaBenta em Curitiba tem DNA da roça e proteção divina

Tuba´s Bar

Endereço:  Praça Garibaldi, 50 – São Francisco

Funcionamento: Segunda a quarta das 11h até 23 horas

Quinta a sábado: 11 horas até 3h

Domingo: das 9h até 23 horas

Instagram:tubasbar

Quer sugerir lugares?

O Tuba´s foi uma ótima sugestão do Airton Amaral Ribas Filho, um apreciador de bons botecos e fã incondicional do Pink Floyd. Acesse o Instagram do Caçador de Botecos e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Voltar ao topo